Às voltas com investigações de fraude fiscal, Toshiba não divulga balanço do ano fiscal de 2014

0

A Toshiba Corp. deve registrar queda no lucro operacional de pelo menos 100 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 814 milhões) — quase o dobro da estimativa inicial —, em consequência de irregularidades contábeis, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto disse ao The Wall Street Journal.

O caso promete ser um dos mais rumorosos no mundo corporativo do Japão, desde o escândalo da Olympus Corp., ocorrido em 2011, devido a uma fraude contábil de US$ 1,7 bilhão. Um conselho independente foi nomeado foi investigar as finanças da gigante japonesa de infraestrutura, depois que orgãos de proteção financeira do Japão alertaram para possíveis irregularidades contábeis, em fevereiro.

Em maio, a empresa disse que seria necessário reduzir o seu lucro no período de 2009 a 2013 em 54,8 bilhões de ienes por causa de fraude contábil nos custos da maioria dos projetos do seu negócio de sistemas de energia elétrica.

A Toshiba e o conselho independente também descobriram problemas nos negócios de computadores pessoais e semicondutores, o que deve levar a empresa a preparar outra revisão para baixo do lucro operacional. A Toshiba já havia detectado a existência de problemas nas unidades, mas não disse qual será o impacto financeiro.

O conselho independente revelar o resultado das investigações em meados deste mês, mas antes mesmo de saber qual o tamanho do rombro, o CEO da Toshiba, Hisao Tanaka, deu a entender que haverá uma grande refornulação na gestão da companhia.

Em decorrência dos problemas contábeis, a Toshiba não divulgou o balanço financeiro do ano fiscal de 2014, encerrado em 31 de março — anúncio originalmente programado para junho. A empresa espera apresentar o balanço até o fim de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.