Apenas 1% das empresas brasileiras usuárias de TI emprega técnicas de big data em suas atividades, sendo que entre aquelas que as aplicam o fazem há menos de um ano. Os dados são de estudo desenvolvido pelo Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), em parceria com a ebusiness Brasil (Associação Brasileira de e-business), realizado entre 15 e 22 de julho com 326 empresas de diversos setores da economia — indústria, prestadores de serviços, varejistas e terceiro setor.
A pesquisa aponta que, para 80% dos especialistas em TI, não existe previsão para colocar essas novas técnicas em prática. Apesar disso, o estudo projeta um crescimento de 16% na adesão das empresas até o fim de 2014. O relatório observa que, se considerar que TI é a verdadeira porta de entrada nas empresas em termos tecnológicos, estes 16% poderiam ser muito mais expressivos se elas tivessem mais informações sobre as técnicas de análise de grandes volumes de dados.
A prova disso é que 32% das empresas apontaram a falta de conhecimento como o principal motivo para não investirem em big data. Em seguida, aparece o alto custo como fator que impede a adoção do novo conceito, citado por 26% dos entrevistados, enquanto 8% indicam a escassez de profissionais e 5%, a insegurança. Além disso, 68% das empresas destacam não possuir especialistas em big data, enquanto 20% dizem ter profissionais qualificados e o restante diz estar em treinamento.
A Ibramerc pondera que, mesmo com a utilização de big data quase irrisória no mercado brasileiro, o crescimento projetado para os próximos 15 meses não pode ser desprezado.