Apenas 1% das empresas no Brasil usuárias de TI aplicam técnicas de big data, diz estudo

0

Apenas 1% das empresas brasileiras usuárias de TI emprega técnicas de big data em suas atividades, sendo que entre aquelas que as aplicam o fazem há menos de um ano. Os dados são de estudo desenvolvido pelo Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado), em parceria com a ebusiness Brasil (Associação Brasileira de e-business), realizado entre 15 e 22 de julho com 326 empresas de diversos setores da economia — indústria, prestadores de serviços, varejistas e terceiro setor.

A pesquisa aponta que, para 80% dos especialistas em TI, não existe previsão para colocar essas novas técnicas em prática. Apesar disso, o estudo projeta um crescimento de 16% na adesão das empresas até o fim de 2014. O relatório observa que, se considerar que TI é a verdadeira porta de entrada nas empresas em termos tecnológicos, estes 16% poderiam ser muito mais expressivos se elas tivessem mais informações sobre as técnicas de análise de grandes volumes de dados.

A prova disso é que 32% das empresas apontaram a falta de conhecimento como o principal motivo para não investirem em big data. Em seguida, aparece o alto custo como fator que impede a adoção do novo conceito, citado por 26% dos entrevistados, enquanto 8% indicam a escassez de profissionais e 5%, a insegurança. Além disso, 68% das empresas destacam não possuir especialistas em big data, enquanto 20% dizem ter profissionais qualificados e o restante diz estar em treinamento.

A Ibramerc pondera que, mesmo com a utilização de big data quase irrisória no mercado brasileiro, o crescimento projetado para os próximos 15 meses não pode ser desprezado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.