Grupo Delga implanta ERP para integrar gestão de suas plantas

0

Para sustentar seu programa de reestruturação de processos, o grupo Delga, um dos maiores fornecedores de autopeças para a GM, Volkswagen, Fiat, Ford, entre outras, acaba de adotar a solução mySAP ERP, que substituirá os softwares utilizados pela empresa. O grupo, que mantém 1,9 mil funcionários, contratou a Plaut, uma das principais parceiras da SAP, para implementar uma solução de autopeças.

A expectativa da Delga com a nova solução de ERP é integrar todas as informações da empresa para obter dados mais seguros e em tempo real para todas as áreas, e que possibilite mais rapidez na tomada de decisão, agilidade, precisão nos indicadores.

?Todos os dados são concentrados numa área corporativa, que atualmente recebe de cada unidade as informações de seus processos de forma diferente, ou seja, através do envio de planilhas por fax ou e-mail. Com a adoção do novo ERP, conforme o processo for ocorrendo, cada unidade passa a abastecer seu sistema que será acessado em tempo real pela área corporativa, padronizando a informação e melhorando a tomada de decisão, uma vez que a companhia poderá contar com dados seguros e consistentes?, comenta Gamaliel Alexandrino, gerente de TI do grupo Delga.

Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, que incluem licença de uso, hardware, consultoria e treinamento, a opção pelo mySAP ERP, segundo Alexandrino, se deveu ao fato de ser uma solução de ponta, além da segurança de adquirir um sistema pré-configurado com as melhores práticas do mercado de autopeças, adequado aos processos da indústria.

O executivo ressalta ainda que outro fator decisivo para a escolha foi a condição do software ser implementado por consultores que detêm expertise no segmento de autopeças, o que, a seu ver, permitirá iniciar a produção com a tecnologia da SAP num curto espaço de tempo, a partir do início de outubro. Segundo estudos realizados pela empresa, o retorno sobre o investimento (ROI) se dará em apenas um ano após a implantação.

?Inicialmente, não considerávamos a solução da SAP por se tratar de uma tecnologia mundial, o que nos fazia pensar que o investimento para obter o sistema estivesse além do nosso alcance. Porém, esse paradigma foi quebrado a partir do momento que tivemos acesso à opção de solução pré-configurada voltada para o mercado de pequenas e médias empresas?, finaliza Alexandrino.

A Delga contempla a estampagem e montagem de conjuntos e subconjuntos soldados, carrocerias e cabines automobilísticas completas presentes em mais de 80% de todos os veículos produzidos pelas montadoras no Brasil. A companhia exporta diretamente para a Turquia, Itália, México e Estados Unidos e, indiretamente, para todos os outros países, além de atender aos principais fornecedores dos Sistemistas da Indústria Automobilística, como ArvinMeritor, Dana, MWM, Bosch, Valeo e Cummins.

Nos últimos anos, por decisão estratégica, o grupo expandiu sua área de atuação e passou a atender a indústria eletroeletrônica, agregando em sua carteira de clientes empresas como Springer-Carrier. ?A utilização do sistema da SAP permitirá a melhoria no relacionamento com nossos clientes e fornecedores, que utilizam a mesma solução, no que diz respeito à produção, à qualidade e à gestão do business, estreitando os laços dos negócios?, finaliza Alexandrino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.