Anatel faz novas exigências à Oi

0

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, informou que o Grupo Oi foi notificado nesta segunda-feira, 6, a apresentar formalmente ao Conselho Diretor da Anatel, a minuta da proposta do plano de recuperação judicial (Plan Support Agreement – PSA). O plano foi aprovado pelo Conselho de Administração da prestadora na sexta-feira passada, dia 3.

A decisão, contida no Acórdão Anatel nº 510/2017, também determina que a Oi não poderá assinar o PSA antes da apreciação da Agência.

A Oi tem 24 horas para apresentar à Anatel o PSA demonstrando que esse não oferece riscos à continuidade dos serviços prestados à população pelo Grupo. Segundo  Quadros, a Anatel deve se manifestar sobre o Plano antes Assembleia de Credores da Oi, marcada para a próxima sexta-feira, dia 10. O presidente do órgão regulador enfatizou que a agência quer "conhecer o que está contido na minuta aprovada pelo Conselho de Administração para que se houver alguma condição que seja ruinosa ao interesse da companhia, ela possa ser corrigida".

O Acórdão também estabelece que a Anatel poderá ter um representante nas reuniões da Diretoria Executiva da Oi. A Agência, por decisão cautelar de 2016, já acompanhava as reuniões do Conselho de Administração da Companhia.  O representante da Anatel junto a Oi pode acessar documentos para informar ao Conselho Diretor da Agência atos ou fatos relevantes para a manutenção da concessão. "O representante da agência não tem poder de veto ou decisão, nem o Conselho Diretor. Ele só trará os documentos para informação quanto a rotina da Companhia, e agora estendido também para os atos da sua Diretoria", disse Quadros.

Em relação à alteração da composição da Diretoria da Oi, que acrescentou mais dois membros que podem assinar o PSA, o presidente da Anatel disse que há respaldo no estatuto da Companhia para isso. O PSA poderá ser assinado, explicou, mas a diretoria precisa trazer para que possa ser apreciado pelo Conselho Diretor da Anatel. Sobre a possibilidade de intervenção na Oi, Quadros declarou que "não há a intenção de intervenção por parte da Agência ou por parte dos conselheiros do órgão regulador".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.