Grupo defende urgência para aprovar projeto que regula plataformas digitais de táxis

1

Taxistas fizeram uma carreata até o Congresso Nacional na manhã desta terça-feira, 6, para pressionar e apressar a votação do projeto de lei. Segundo a Polícia Militar, cerca de 400 táxis de 13 estados e do Distrito Federal se enfileiraram nas proximidades do prédio.

Na reunião do grupo de trabalho que analisa o projeto de lei 5587/16 sobre a regulamentação de plataformas digitais para o transporte de passageiros foi solicitada a aprovação, já nesta semana, a urgência para a votação do texto. No final de novembro, o projeto foi discutido em comissão geral na Câmara.

Segundo um dos autores do projeto e coordenador do grupo de trabalho, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o objetivo é garantir que o serviço prestado por plataformas como o Uber, Cabify, 99 e outras em atuação no mercado seja de qualidade e fiscalizado pelo poder público. O deputado descartou prejuízos para os serviços.

"Ninguém quer acabar com essas plataformas digitais, ao contrário do que está se falando. O que nós pretendemos, exclusivamente, é regulamentar e permitir maior segurança para o usuário. Esse projeto permite que o Uber possa funcionar dentro de uma legislação que, evidentemente, vai ser boa para o usuário", disse.

Placa vermelha

Um dos pontos levantados durante reunião do grupo de trabalho foi a regra que obriga os veículos do Uber e afins a utilizarem placas vermelhas. A norma foi criticada pelo deputado João Arruda (PMDB-PR). Segundo Arruda, a medida vai transformar o Uber em táxi.

"A partir do momento em que coloca também a possibilidade de uma placa vermelha, exatamente como funciona com os táxis, está criando a mesma modalidade", disse. "Então não existe uma diferenciação entre Uber e táxi, é a mesma coisa."

Ainda segundo Arruda, a única diferença que o projeto coloca como critério para o Uber é a plataforma digital. "Fora isso é a mesma coisa."

O deputado Carlos Zarattini discordou e sustentou que a placa vermelha vai dar mais segurança ao usuário do serviço. "Às vezes você chega a um aeroporto, um cara fala que é Uber, as pessoas acreditam naquilo e entram num carro que não sabem nem o que é."

Para o deputado Rôney Nemer (PP-DF), a questão das placas vermelhas merece uma discussão mais ampla. "Se o pessoal do Uber achar isso também, pode não se fazer. O que queremos é um projeto de consenso que atenda a sociedade."

Autorização municipal

Além de funcionar apenas por meio de aplicativos e proibir a utilização de pontos e captação de passageiros na rua, o projeto também estabelece que serviços como o Uber devem ser autorizados pelas prefeituras.

O texto exige também que motoristas desses serviços devam possuir curso de relações humanas e ser o proprietário do veículo. Pelo projeto, ficará a cargo do poder público municipal ou distrital a decisão sobre a inclusão ou não de carros populares no serviço. Com informações da  Agência Câmara.

1 COMENTÁRIO

  1. Desculpe deputado Carlos Zarattini, mas no UBER você chama somente pelo aplicativo próprio do UBER e como resposta vem o nome do motorista, modelo e cor do carro e a chapa do carro. Além, disso você, pelo mesmo aplicativo verifica no mapa a posição em que se encontra o veículo chamado. Assim, seguindo os procedimentos, sem o famoso jeito brasileiro de ser, o sistema funciona. O mesmo acontece com alguns Radio Taxi na minha cidade, um aplicativo parecido, e que acho muito bom também.
    Atenciosamente,
    Alex Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.