Senac finaliza primeira fase de sistema educacional que será implementado em 24 estados

0

Em 2015 o Senac abraçou uma importante missão: desenvolver uma ferramenta que otimizasse todo processo educacional para centenas de regionais em todo o Brasil. Em setembro de 2017, o Senac Mato Grosso do Sul, que liderou o projeto, deu o pontapé inicial para a construção do Sistema Integrado de Gestão (SIG), que contou com o trabalho da DB1 Global Software, uma empresa do DB1 Group especializada no desenvolvimento de software e tecnologias sob demanda.

Trata-se de um dos maiores sistemas de gestão educacional do Brasil, com impacto direto em mais de um milhão de alunos em programas de capacitação técnica profissional, além do corpo docente e área administrativa.

O objetivo do SIG é padronizar o sistema de gestão de ensino de todas as regionais do Senac no país, permitindo a troca de informações entre essas unidades e o Senac nacional.

A partir da definição das capacitações, realizada pelo Senac Nacional, todas as unidades poderão usufruir do sistema que centraliza os processos de matrícula (online ou presencial), gestão e recursos necessários para as aulas, presença, desempenho dos alunos, emissão dos certificados e gestão financeira.

Nesta primeira fase, o sistema já foi implementado com sucesso no Mato Grosso do Sul e na Bahia, tendo a primeira matrícula efetuada na unidade de Corumbá – MS. Outros 24 estados devem iniciar a implementação a partir de 2020.

O desenvolvimento do SIG, em linguagem .Net, contou com a dedicação de quase 100 pessoas, entre profissionais da DB1 Global Software e do Senac, que atuaram no desenvolvimento de software, gestão de projetos, UX, entre outros. O SIG também foi integrado aos sistemas já existentes, como o de gestão empresarial (ERP, Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês) contratados anteriormente pela instituição.

Integração

Há alguns anos, o Senac vem unificando suas operações, com a padronização da marca, a integração da rede de EAD e do modelo de ensino (hoje, um curso ministrado no Acre tem o mesmo formato e conteúdo de um ministrado no Rio Grande do Sul, por exemplo).

"Tínhamos sistemas educacionais diferentes e não integrados, o que dificultava a operação do Senac. A partir dessa premissa, surgiu a necessidade de desenvolver um sistema educacional unificado de acordo com a legislação vigente para educação profissional, que é totalmente diferente das regras para o ensino médio ou educação superior. Era preciso desenvolver um novo projeto, já que não há no mercado um modelo totalmente aderente ao negócio do Senac", conta Giulliano.

Para o executivo, a DB1 mostrou seu profissionalismo desde o início, com um atendimento sempre pronto para ajudar e com grande conhecimento técnico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.