TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

João Pessoa ganha escola de redes da RNP

Postado em: 07/03/2006, às 20:08 por Redação

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou em João Pessoa (PB) a segunda unidade da Escola Superior de Redes (ESR) ? a primeira foi inaugurada em Brasília, em outubro do ano passado. Com a nova unidade, que terá cursos nas áreas de administração de sistemas, administração de redes, segurança, serviços e aplicações, a RNP pretende capacitar técnicos do Nordeste, dos setores privado e público, para atuarem em projetos de infra-estrutura e de segurança de redes na região.

A escola funcionará em dois laboratórios no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os laboratórios foram especialmente projetados para a ESR com capacidade para 48 alunos e estão interligados à rede da RNP. "A metodologia desenvolvida é a prática com módulos de curta duração, aulas voltadas para o dia-a-dia do profissional e exercícios realizados sobre a infra-estrutura da rede acadêmica brasileira", explica o diretor da ESR, Fábio Marinho.

A primeira turma será formada por profissionais de escolas agrotécnicas e Cefets de estados próximos, que apoiarão na interligação de 36 escolas agrotécnicas à rede Ipê, da RNP. O projeto, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a RNP, interligará todas as escolas agrotécnicas federais (EAFs) à rede da RNP. ?Isso abrirá novas perspectivas no campo da tecnologia da informação, exatamente no momento em que a ação educativa realizada pelas EAFs começa a depender fortemente das estratégias de acesso à informação em tempo real", diz o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

De acordo com ele, já está prevista a inauguração, ainda neste mês, da terceira unidade, no Rio de Janeiro. Serão realizadas palestras mensais nessa unidade sobre temas ligados às áreas de redes, sistemas e segurança, com transmissão on-line gratuita pela internet. Os planos do MEC incluem a instalação até 2009 de pelo menos uma unidade da ESR em cada um dos 27 estados brasileiros.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial