Fatec Tatuí cria app gratuito para calcular dose de medicamentos

0

Para garantir mais segurança e agilidade no atendimento de pacientes, os profissionais de saúde agora podem contar com o aplicativo CalcMedic, que faz o cálculo exato da dosagem dos medicamentos. Desenvolvido por alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí, o app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para a plataforma Android. Mais de 15 mil downloads do aplicativo já foram feitos em todo País.

A ferramenta vem facilitar o trabalho do profissional responsável pela conversão das fórmulas prescritas por médicos e administrá-las nos pacientes. Entre os recursos disponíveis nessa primeira versão do app, estão taxa de gotejamento, volume da medicação, concentração de gotas, conversão de comprimido para gota, medicação por peso e diluição de medicamentos.

Os criadores do CaldMedic são tecnólogos formados pela Fatec que agora estão cursando a segunda graduação na mesma unidade. Bruno Gonçalves é aluno do curso superior tecnológico de Gestão Empresarial e Lucas Valario faz Gestão da Tecnologia da Informação.

A ideia surgiu da conversa entre Lucas e sua namorada, Caroline, que é estudante de Enfermagem. Ela comentou que uma tecnologia desse tipo poderia aumentar a precisão e auxiliar na administração dos medicamentos. Lucas identificou nessa sugestão uma demanda potencial para a área de saúde.

Os criadores conseguiram apresentar a primeira versão do aplicativo duas semanas depois. "Agora estamos fazendo ajustes e trabalhando na atualização dessa plataforma de acordo com os feedbacks que recebemos. A próxima etapa será desenvolver a interface do app para o sistema iOS", explica Bruno.

Mais atenção ao paciente

A ferramenta foi testada em estudos de casos por estudantes e professores do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Na avaliação do aluno do oitavo semestre Welinton Camargo, a funcionalidade e rapidez dos cálculos do aplicativo superam outros já existentes no mercado. "Além de gratuito, o app não tem anúncios, o que torna a plataforma mais leve e agiliza os cálculos das fórmulas médicas", diz. "Esse tempo ganho permite que o profissional dedique mais atenção ao paciente. O maior benefício dessa tecnologia é a sua capacidade de humanizar o tratamento."

Outro diferencial do CalcMedic que contribui para a agilidade do serviço é que todas as funcionalidades estão no mesmo ambiente. Segundo Welinton, as plataformas existentes no mercado atualmente não são multifuncionais. Isso significa que, para mudar da função de dosagem por peso para o comando de taxa de gotejamento, por exemplo, o profissional de saúde precisa usar diferentes plataformas.

Para divulgar a novidade, os criadores participaram do Circuito de Tecnologia da Fatec Tatuí, que ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de maio. Apresentado pela primeira vez na décima segunda edição da Feira de Tecnologia do Centro Paula Sousa (Feteps), em 2018, o CalcMedic foi selecionado entre os trabalhos finalistas do evento.

A plataforma já foi testada na unidade Estratégia Saúde e Família (ESF) de Tatuí e está sendo aplicada também em hospitais, postos de saúde e em instituições de ensino dos Estados de São Paulo, Goiás e no Distrito Federal.

Segundo a professora do curso superior tecnológico de Gestão de Tecnologia da Informação da Fatec Patrícia Moreno, a equipe envolvida no projeto está surpresa com a boa aceitação do CalcMedic. "Esse é um exemplo emblemático de como podemos estimular o empreendedorismo e a criatividade nos nossos alunos. Primeiro, eles identificaram a oportunidade de melhoria do serviço de controle da dosagem dos medicamentos e buscaram a solução. Criaram uma plataforma digital intuitiva e gratuita que aumentou a precisão e rapidez", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.