Lenovo estuda aumentar preços de PCs e adotar outras medidas para enfrentar 'Brexit'

0

A fabricante chinesa de computadores pessoais Lenovo está estudando aumentar os preços de seus produtos e adotar outras medidas para fazer frente a queda da libra esterlina e às incertezas econômicas causadas pela decisão da Grã-Bretanha de sair da União Europeia.

A informação foi dada pelo diretor financeiro da Lenovo, Wai Ming Wong, após a realização da assembleia anual de acionistas da empresa nesta quinta-feira, 7. Sem entrar em detalhes, o CFO disse que a empresa irá tomar as medidas necessárias para manter a rentabilidade.

A justificativa mais óbvia, porém, é que o enfraquecimento da moeda britânica reduzirá as margens para a Lenovo, que compra componentes em dólares.

A empresa, no entanto, não é a única fabricante de PCs a estudar formas de lidar com as consequências da decisão da Grã-Bretanha, que empurrou a libra aos seus níveis mais baixos desde 1985 e alimentou temores de uma recessão. A Dell, por exemplo, pretende elevar os preços em 10% na Grã-Bretanha para lidar com as flutuações, de acordo com site Register.

As empresas do Reino Unido e de outros países também devem reduzir os gastos com tecnologia à medida que avaliam a situação, ao mesmo tempo em que a confiança dos consumidores no país já dão sinais de queda.

A Lenovo tem cerca de um quinto das suas receitas provenientes da Europa, disse Wong. As vendas na Europa, Oriente Médio e África responderam por 26% de sua receita no ano fiscal encerrado em março, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Os produtos da Lenovo representam 19% do mercado total de PCs da Europa Ocidental, segundo o analista Thompson Wu, do Credit Suisse.

"Na medida em que necessitarmos repassar as coisas para o cliente, nós o faremos", admitiu Wong. "Entretanto, em vez de simplesmente aumentar o preço para repassar os custos para os clientes, queremos ver outras maneiras de gerar eficiências e crescer o negócio. Então, eu não diria apenas aumentar o preço é a única maneira de lidar com esta situação."

Apesar de estar avaliando o cenário, a Lenovo disse não esperar um grande impacto da "Brexit" — fusão dos termos "british" e "exit" —, que significa a saída britânica do bloco econômico. A empresa disse que tem experimentado grandes flutuações da moeda em toda a América Latina e Europa nos últimos anos e que está familiarizada com formas de gerir a queda do valor de moedas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.