Faixa dos 700 MHz está liberada em todas capitais

0

O uso da faixa dos 700 MHz, em todas as capitais do país, pelas prestadoras Vivo, TIM e Claro, já foi autorizado pela Anatel, inclusive em Florianópolis (SC), que foi última capital a ter a faixa desocupada. Esta faixa de frequência, que era utilizada pelos canais de TV, agora permite a transmissão de banda larga móvel, com maior velocidade, chegando a uma transmissão até três vezes maior do que a atual.

A Algar também já tem a permissão para usar a faixa de 700 MHz. A empresa presta serviço em 188 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. A faixa de frequência era utilizada pelas empresas de radiodifusão para a transmissão do sinal analógico de TV, que está sendo desligado em todo país. Até o fim do ano, todas as capitais do país deverão contar somente com sinal digital de TV, que tem melhor qualidade de som e imagem.

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED) já autorizou até agora o início da mitigação preventiva em 3.858 cidades, sendo que, dessas, 1.854 já finalizaram o processo e, portanto, já estão aptas a utilizar o licenciamento, o que beneficia mais de 60% da população brasileira.

Durante a campanha de mitigação preventiva a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

Com a antecipação de quase um ano na autorização do uso da frequência de 700 MHz (4G) em vários municípios do país, a expectativa é de que muitas estações sejam licenciadas.

O desligamento do sinal analógico de TV nas regiões Norte e Centro-Oeste está previsto para o dia 14 deste mês, haverá somente o sinal digital. Com esse desligamento, a faixa dos 700 MHz estará totalmente liberada para as transmissões de 4G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.