União Europeia investiga suposta sonegação fiscal da Amazon em Luxemburgo

0

Reguladores da União Europeia abriram investigação contra a varejista online Amazon sobre supostas práticas de evasão fiscal em Luxemburgo. A inspeção da Comissão Europeia, principal autoridade antitruste da UE, averígua um acordo fiscal firmado em 2003 pelo país e a empresa, ainda em vigor, que teria permitido à Amazon colher subsídios estatais potencialmente ilegais para suas operações na Europa por quase uma década.

A Comissão critica a prática conhecida como "tax ruling", que permite às empresas obter de maneira antecipada garantias jurídicas sobre a forma como sua situação será tratada pela administração fiscal do país em questão. Desta maneira, as multinacionais realizam uma "otimização fiscal", distribuindo da forma mais vantajosa possível o lucro entre vários países.

Em resposta, um representante da Amazon disse que a empresa não recebeu qualquer tratamento fiscal especial de Luxemburgo. "Estamos sujeitos às mesmas leis fiscais como outras empresas que operam aqui", disse o porta-voz. Já o Ministério das Finanças de Luxemburgo declarou que está cooperando plenamente com a investigação da UE, e que está "confiante de que as alegações de auxílios estatais, neste caso, são infundadas."

A investigação se soma às que já foram abertas pela Comissão em junho a respeito das vantagens das quais a Apple teria se beneficiado na Irlanda, a rede Starbucks na Holanda e o grupo italiano Fiat em Luxemburgo. No caso da Apple, ela pode ser condenada a pagar mais de 1 milhão de euros, se confirmadas as irregularidades. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.