Linx compra empresa de tecnologia para postos de gasolina e anuncia resultado do terceiro trimestre

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A fabricante brasileira de software para o setor varejista Linx anunciou nesta segunda-feira, 7, a aquisição da Intercamp Sistemas e Comércio de Informática. A transação pode chegar a até R$ 42 milhões, já que a Linx pagará R$ 28 milhões à vista e, adicionalmente, sujeito ao atingimento de metas financeiras e operacionais, poderá desembolsar até R$ 14 milhões nos anos de 2017 e 2018.

A Intercamp atua no desenvolvimento e comercialização de softwares destinados à gestão e automação de postos de gasolina e lojas de conveniência. O faturamento bruto estimado da empresa neste ano é de R$ 17 milhões.

Em comunicado, a Linx disse que a aquisição está alinhada com os objetivos estratégicos da companhia de aquisições no setor de tecnologia, neste caso especificamente softwares de gestão focados no varejo. "Na Intercamp, o racional é o reforço da vertical de postos de combustíveis e lojas de conveniência, onde já temos importante liderança."

"O segmento de lojas de conveniência e postos de combustíveis segue em crescimento e tem ajudado a Linx a manter sua performance, mesmo num cenário desafiador", afirma Alberto Menache, diretor-presidente da Linx. "A aquisição da Intercamp é um importante investimento e segue nossa estratégia de aquisições no setor de tecnologia, especificamente de empresas de software de gestão focadas no varejo".

A aquisição foi aprovada pelo conselho de administração da Linx na data da assinatura do contrato, nos termos do artigo 23, item (xxvii) do estatuto social da companhia, não tendo sido verificada a hipótese prevista no artigo 256 da Lei das Sociedades por Ações.

A estratégia da empresa de consolidar o mercado de software de gestão para varejo se iniciou em 2008, com 21 processos de aquisição bem-sucedidos, como a Chaordic e Neemu, que se somam a aquisição anunciada nesta segunda-feira, 7.

Balanço positivo

A Linx também anunciou os resultados financeiros do terceiro trimestre deste ano com crescimento de 2,9% do lucro líquido, que atingiu R$ 18 milhões, e de 10,4% na receita operacional bruta, que totalizou R$ 141,1 milhões. Já a receita operacional líquida foi de R$ 123,4 milhões no trimestre, representando crescimento de 8,7% na comparação com os R$ 113,5 milhões registrados em igual período de 2015.

A receita operacional bruta é fruto da combinação da receita recorrente e de serviços. No trimestre, a receita recorrente atingiu R$ 119,7 milhões, com crescimento de 15,6% sobre igual período do ano passado, e equivalente a 85% da receita bruta.

A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou US$ 30,8 milhões, em linha com o valor obtido no terceiro trimestre de 2015. A margem Ebitda de julho a setembro foi de 26,1%, e o lucro caixa atingiu R$ 23,4 milhões no período.

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