Procurador de Justiça dos EUA critica uso de criptografia forte em smartphones por Apple e Google

0

Depois das duras críticas feitas pelo FBI, a polícia federal americana, agora foi a vez do procurador do Tribunal Distrital Federal em Manhattan, Cyrus Vance Jr., reprovar o fato de a Apple e o Google terem ampliado os recursos de criptografia em seus sistemas operacionais para dispositivos móveis, que possibilitam que os dados e mensagens dos usuários do iOS e Android fiquem fora do alcance das polícias e agências de inteligência dos Estados Unidos.

Em setembro do ano passado, as duas empresas anunciaram a inclusão de recursos avançados de criptografia em seus dispositivos. A Apple incorporou o recurso no iOS 8, que passou a contar com um protocolo de proteção de dados que fará com que a empresa não possa cumprir um mandado do governo, mesmo que queira. O Google também desenvolveu um recurso de criptografia automática para a nova versão do Android, depois de oferecê-lo como uma opção por mais de três anos.

Durante palestra na Conferência Internacional sobre Segurança Cibernética, na quarta-feira, 7, em Nova York, Vance disse que os novos smartphones estão "vedando a aplicação da lei" e falou sobre a ameaça que representa para a segurança pública, segundo a Bloomberg Nrews.

O procurador alertou os participantes que, se os fabricantes tornam impossível a aplicação da lei para recuperar dados de smartphones, a polícia não conseguirá resolver assassinatos ou crimes, principalmente contra crianças. "Eles eliminaram a acessibilidade com a intenção de vender produtos", disse Vance. "Agora temos de descobrir como resolver um problema que não criamos."

O CEO da Apple, Tim Cook publicou uma declaração em 18 de setembro detalhando novas medidas de segurança da empresa para iOS 8. "Os consumidores estão passando a exigir comunicações mais seguras, especialmente à luz das revelações de Edward Snowden, por isso é uma jogada inteligente para qualquer empresa de tecnologia a implantação de criptografia no dispositivo", disse ele à época.

É perfeitamente legal que as empresas aumentem o grau de segurança dos smartphones por meio da criptografia, de maneira que nem mesmo elas possam ter acesso ao que está nos dispositivos. A legislação dos EUA não exige que operadoras de telecomunicações permitam o acesso aos sistemas.

Mas, sem dúvida, dificulta a aplicação da lei. Em setembro do ano passado, o chefe dos detetives da Polícia de Chicago disse que a dificuldade de quebrar o sistema de criptografia de um iPhone "impediu a prisão de um pedófilo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.