Apple compra a startup Emotient, especializada em software de inteligência artificial

0

A Apple adquiriu a Emotient, startup que utiliza uma tecnologia de inteligência artificial para analisar as emoções das pessoas através das expressões faciais. Uma fonte da empresa confirmou a compra com uma declaração padrão: diz que a Apple "compra empresas de tecnologia menores de tempos em tempos, e geralmente não discutimos o nosso propósito ou planos." Ela se recusou a revelar os termos financeiros do negócio, segundo o The Wall Street Journal.

A Emotient já havia levantado US$ 8 milhões com fundos de investimentos, incluindo a Intel Capital. Recentemente ela vinha buscando uma nova rodada de financiamento de capital de risco, mas não foi bem-sucedida na empreitada, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto disse ao jornal americano.

No ano passado, a Apple já havia adquirido outra startup da área de inteligência artificial, a VocalIQ, que desenvolveu um sistema para melhorar a capacidade de um computador de entender a fala natural. No caso da Emotient, analistas disseram que não está claro o que a Apple planeja fazer com a tecnologia da empresa, que é usada principalmente por anunciantes para avaliar as reações dos consumidores a seus anúncios. Médicos também já testaram a tecnologia para interpretar sinais de dor de pacientes incapazes de se expressar, além de um varejista que a usa o recurso para monitorar expressões faciais dos compradores nos corredores da sua rede de lojas.

Em 2014, a Emotient também anunciou que tinha sido concedida uma patente de sua propriedade para um método de coleta e rotulagem de cerca de 100 mil imagens faciais para que os computadores possam melhor reconhecer expressões diferentes. Aliás, melhorar reconhecimento de imagem é uma busca constante entre empresas como Facebook, Google e outras que estão investindo pesadamente em técnicas de inteligência artificial.

Em 2012, por exemplo, o Google publicou um artigo detalhando sobre como um programa de inteligência artificial foi capaz de reconhecer gatos. A empresa adaptou o software para melhorar os resultados de busca. Mas, em relação ao reconhecimento facial, ela terá de ser mais cuidadosa e cautelosa, já que, por exemplo, é proibido qualquer app de reconhecimento facial para seus óculos de realidade virtual Google Glass.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.