Plataforma audiolivros quadruplica receita no Brasil em quatro anos

0

No final de 2014, quando decidiu criar o Ubook, plataforma de audiobooks por streaming, Flávio Osso chegou a ouvir de muitos profissionais da cadeia editorial que este não seria um bom negócio para se investir no Brasil. Avesso aos conselhos, a equipe do Ubook hoje comemora um crescimento de 400% no faturamento em apenas quatro anos de existência, além do fato de a empresa ter se tornado referência no segmento, não apenas no Brasil, mas também por já ter atuação relevante em grande parte da América Latina.

O executivo não revela o valor do faturamento, mas pontua que o número atinge a marca de oito dígitos. Para atestar essa informação, Osso, que é CEO do Ubook, recorda que um dos investidores da empresa é um fundo de investimento listado na B3, a bolsa de valores brasileira. "Por conta disso, somos auditados duas vezes por ano", enfatiza.

Para Osso, alguns fatores explicam o sucesso da empresa. "Oferecer o serviço em uma metodologia mais amigável – aplicativo – foi o primeiro passo para conquistar o usuário. Assim, o perfil conectado do brasileiro e a difusão dos serviços via streaming serviram como pontapé inicial deste projeto", conta.

Outro ponto foi estimular o usuário a ouvir. "Para que o consumidor pudesse explorar ao máximo sua experiência de escutar um livro, oferecemos, por um valor mensal, o acesso ilimitado a todo catálogo. Desta forma, o ouvinte foi se adaptando às diversas formas de narração que existem, identificando o que mais lhe agrada e ampliando seu contato com os livros falados", pontua o CEO.

Além disso, o Ubook produziu obras de curta duração. Neste ponto, parcerias com as mais relevantes revistas, com um dos principais jornais do País e com grandes editoras de notícias foram seladas. "E, para garantir a praticidade do serviço e a temporalidade das informações, as versões em áudios são disponibilizadas aos assinantes no mesmo momento em que os conteúdos impressos chegam aos leitores", explica Osso.

Atualmente, o Ubook conta com mais de 15,5 mil audiobooks. Destes, 2,5 mil estão em português e cerca de 10 mil em inglês. Outras quase 3 mil obras estão em espanhol. Somados a estes audiobooks, a produção e distribuição de conteúdos em áudio de revistas, jornais, podcasts, programas de humor e outros formatos transformaram o Ubook na maior plataforma de audiotainment da América Latina, totalizando mais de 350 mil títulos em português, inglês e espanhol.

O avanço no número de audiolivros é resultado de parcerias com diversas editoras e distribuidoras no Brasil e no exterior. São cerca de 300 editoras, entre elas estão os maiores players do mercado. "Ter esses parceiros aumentou a nossa base de usuários não só no Brasil, mas começou a nos abrir portas em outros mercados. Aqui, o brasileiro que testou e aprovou o serviço, começou a exigir mais conteúdo. Lá fora, o consumidor que já estava habituado encontrou na plataforma um virtuoso catálogo, em um serviço cuja excelência começara a ser reconhecida", diz

Todo esse investimento se reflete na carteira de clientes da plataforma. Ao final de 2017, o Ubook encerrou com pouco mais de 2,5 milhões de usuários registrados. No ano passado, o serviço registrava mais de 6 milhões de consumidores cadastrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.