Maioria dos pacientes prefere atendimento médico virtual, revela estudo

0

O atendimento presencial nem sempre é a opção mais desejada por muitos pacientes que procuram o serviço de saúde, ou seja, muitos preferem o acesso virtual porque se sentem bastante à vontade para usar tecnologias como meio de interação com o médico.

Esse cenário foi apontado em um estudo global realizado no início deste ano pela Cisco sobre a experiência de clientes da área de saúde. A empresa ouviu 1.547 usuários e profissionais de saúdes de dez países, entre os quais o Brasil.

A preferência pelo acesso virtual foi manifestada por 74% das pessoas consultadas. Assim, o relatório contradiz a ideia de que a interação presencial é sempre a preferida para a experiência de cuidado de saúde.

No Brasil, o porcentual de pessoas que dizem estar abertos ao atendimento médico virtual é ligeiramente superior ao dos demais países envolvidos no estudo: 76%.

Indagados sobre a relação entre contato pessoal e qualidade da assistência médica, 84% dos entrevistados brasileiros afirmaram estar mais preocupados com a qualidade da assistência do que com a presença física do médico na consulta.

Os resultados demonstram que com o uso da tecnologia, a largura de banda e a integração em rede se tornando cada vez mais presente na rotina das pessoas, tanto o aspecto humano quanto o digital passaram a fazer parte da experiência de pacientes.

Com a ajuda da tecnologia o médico pode ter uma interação em tempo real com o paciente, independente da distância e com a mesma qualidade da ação presencial.

A pesquisa também analisou a opinião de consumidores e profissionais do setor de saúde sobre o compartilhamento dos dados pessoais de pacientes, consultas médicas presenciais e comparou com atendimento remoto e o uso da tecnologia para fazer recomendações sobre a saúde individual.

A opinião nestes tópicos foi bastante diferente nos dois grupos (consumidores e profissionais de saúde) e nas dez regiões geográficas analisadas.

O relatório revelou aumento do interesse no acesso à informação de saúde em dispositivos móveis. No Brasil, 42% dos consumidores procuram informações médicas via dispositivos móveis e 34% checam resultados de laboratório antes de ir a consultas médicas.

Os brasileiros também têm interesse em receber recomendações médicas via tecnologia: 76% dos entrevistados gostariam de receber mais indicações sobre saúde nos seus computadores ou dispositivos móveis (o maior índice de todos os países).

À exceção de japoneses e alemães, a maioria das pessoas dos outros oito países envolvidos no estudo se sente à vontade em dispor de forma segura na nuvem a informação de saúde.

Quase metade dos consumidores e dois terços dos profissionais de saúde pesquisados se sentem à vontade para compartilhar e receber informação de saúde através de canais de mídia social.

Embora cerca de metade dos profissionais de saúde acredite que a proteção dos dados seja adequada  à privacidade de informações de saúde e médicos em  seus países, menos da metade dos consumidores ouvidos acredita que essa proteção  seja adequada.

A grande diferença entre a opinião de consumidores e profissionais da saúde é encontrada no Brasil: aproximadamente dois terços dos usuários ouvidos acham que a proteção é adequada, mas entre 8% e 10% dos profissionais de saúde disseram que não.

Nos EUA, por exemplo, cerca de 60% dos profissionais de saúde acreditam na proteção, mas apenas 40% dos consumidores concordam com esta opinião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.