Onix estrutura sistema de pagamento de serviço de saúde com cartão pré-pago

0

Os serviços de saúde poderão ter um sistema de pagamento similar ao modelo adotado pelas operadoras de telefonia celular, ou seja, com uso de cartão pré-pago. É o que propõe a Onix Serviços de Valor Agregado, que está acelerando o credenciamento de médicos, clínicas e laboratórios com esse objetivo.

Até o final do primeiro semestre a empresa pretende montar uma rede com pontos de atendimento para consultas e exames em todas as cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Especializada na operação e gestão de cartões pré-pagos de saúde, a empresa concluiu no final do ano passado projeto-piloto do gênero nas cidades paulistas de Osasco e Carapicuíba.

Além disso, formalizou parcerias com companhias que trabalham na modalidade white label – marcas de aceitação usadas somente por um emissor, com rede restrita.

“Com base nos resultados positivos destes municípios e destes projetos, decidimos intensificar tanto a expansão da rede como a formação de parcerias com novos emissores dos cartões pré-pagos saúde”, afirma Alberto Techera, diretor da Onix.

Pertencente ao Grupo APPI Tecnologia, a Onix iniciou suas atividades em janeiro do ano passado e atua como adquirente, gestora de programa e processadora de serviços de meios eletrônicos de pagamento.

Em abril, a Onix pretende ter uma rede suficiente para atender com eficiência os clientes das regiões de Osasco e Carapicuíba. A expectativa, porém, é dar cobertura a 39 cidades da região metropolitana de São Paulo até julho.

Atualmente a rede da Onix conta com 1600 locais de atendimento – 300 deles no Estado de São Paulo e outros 1300 em cidades cariocas –, que estão aptos a receber pagamentos feitos com cartões distribuídos por sete emissores que atuam em duas modalidades de operação: bandeira de aceitação Sempre, oferecida pela própria Onix, ou por meio de  operações white label.

No modelo desenvolvido pela Onix, o usuário adquire ou recebe um cartão que pode ser carregado com o valor que achar adequado, como nos telefones pré-pagos. Cada consulta, independente da especialidade médica, possui um valor tabelado e os exames variam de preço de acordo com o tipo. Entretanto, os valores são pré-fixados.

A principal vantagem do cartão pré-pago de saúde é o consumidor final poder carregar apenas o valor que vai usar na rede credenciada. Desta forma, não existe uma despesa mensal fixa como nos planos de saúde.

Outro aspecto positivo é a extensão do benefício à família, sem custo para os demais membros. Assim, o preço é mais acessível e não há restrição de uso.

“O produto tem a função social de proporcionar a um público de baixa renda a oportunidade de ter um atendimento médico de custo baixo, porém com qualidade compatível com os melhores prestadores de serviços médicos particulares do País. É um ganho para o próprio consumidor e também uma forma de diminuir a demanda nos órgãos de saúde pública do País”, ressalta Kleber Kikunaga, diretor de negócios e marketing da Onix.

Segundo ele, os prestadores de serviço do setor médico também ganham porque poderão atender clientes que não têm condições de arcar com as mensalidades dos planos de saúde. Além disso, não há a ocorrência de glosas sobre os procedimentos médicos realizados.

Outro diferencial é a agilidade do pagamento, uma vez que o sistema pré-pago efetua a transferência eletrônica para a conta bancária do médico em até cinco dias, enquanto que nos planos de saúde, este intervalo costuma ser superior a 20 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.