TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Inpa coloca em operação Centro de Dados Compartilhados em Manaus

Postado em: 08/05/2014, às 09:53 por Redação

Entrou em operação nesta quinta-feira, 8, o Centro de Dados Compartilhados (CDC), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, que vai oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital hospedados em infraestrutura de cloud computing doada pela fabricante chinesa Huawei para as instituições de ensino e pesquisa. O CDC é uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC), coordenada e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com instituições de ensino e pesquisa nas regiões Norte e Nordeste.

O projeto piloto contempla os CDCs em Manaus e Recife onde permitirão atender de forma escalonada e crescente as demandas por recursos computacionais baseados nas atuais tecnologias de computação em nuvem, através de uma arquitetura que começa a ser disponibilizada no Brasil pela RNP.

O objetivo é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital, no contexto do Inpa, informações sobre a biodiversidade, clima e ambiente assim como componentes da dimensão humana na região, incluindo software, dados, imagens e vídeos para instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

"Estamos agora implantando o serviço de nuvem computacional. Ao longo do tempo novos centros de dados, localizados em qualquer parte do país, vão permitir um maior compartilhamento de informações entre a comunidade de pesquisadores e professores e alunos em todo o país e vão garantir a replicação de acervos de dados fundamentais mantidos em diversos laboratórios em todo o país através da infraestrutura compartilhada e redundante que a nuvem oferece", explica o diretor de serviços e soluções da RNP, José Luiz Ribeiro.

O CEO da Huawei no Brasil, Veni Shone, disse que a empresa continuará investindo no país como um parceiro confiável de tecnologia tanto para o governo, quanto para as empresas. "A Huawei tem o prazer de doar os sistemas de computação em nuvem para o governo brasileiro, que irão contribuir para projetos de EAD [educação a distância] nas regiões Norte e Nordeste."

Os Centros de Dados Compartilhados podem ser usados em diferentes áreas, como na saúde, para o armazenamento de imagens de cirurgias em ultra alta definição 4K, produzidas pela Rede Universitária de Telemedicina; na cultura, para preservação e acesso ao acervo do conteúdo audiovisual nacional, como os filmes do Canal 100, sobre o futebol brasileiro, mantido pela Cinemateca Brasileira, e na gestão e desenvolvimento de tecnologia e inovação, para o acesso a indicadores, plataforma de periódicos científicos e sistemas de avaliação.

"O crescente volume de dados produzidos sobre a Amazônia em todas as áreas do saber associado à necessidade de processamento mais robusto de dados e à proteção das informações eletrônicas fazem do CDC uma ferramenta vital para o avanço da Ciência brasileira. O Inpa está orgulhoso em poder contribuir com a RNP e o MCTI na implantação do CDC", destaca o diretor do Inpa, Adalberto Val.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial