Brasil considera 'grave' denúncia de espionagem eletrônica pelos EUA

1

O governo brasileiro solicitou ao governo norte-americano, por meio da Embaixada do Brasil em Washington, esclarecimentos sobre a denúncia de espionagem eletrônica e telefônica de cidadãos brasileiros pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos.

"Recebemos com grave preocupação a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de brasileiros estariam sendo monitoradas por agências de inteligência norte-americanas", declarou o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em comunicado enviado à imprensa no último domingo, 7. A notícia foi publicada no último sábado, 6, pelo jornal O Globo, e informa que o Brasil seria um dos países mais espionados pela NSA.

Ainda de acordo com Patriota, o governo promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT), em Genebra, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações. Além disso, o Brasil lançará nas Nações Unidas iniciativas para proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação, estabelecendo normas claras de comportamento dos Estados na área de informação e telecomunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países.

O escândalo sobre o monitoramento das comunicações privadas de cidadãos e empresas de dentro e de fora do país pelo governo dos Estados Unidos veio à tona após o americano Edward Snowden revelar o programa secreto de vigilância, denominado Prism, acusando empresas de internet de fornecer livre acesso a dados confidenciais de usuários à NSA e ao FBI (polícia federal americana).  Entre as empresas acusadas estão Microsoft, Yahoo, Facebook, Skype, YouTube, Apple, PalTalk, AOL, e Google. As companhias negam colaborar com os órgãos de segurança se dizem inocentes em relação às suspeitas.

1 COMENTÁRIO

  1. 1) Há muito tempo, profissionais que trabalham com segurança da informação sabem desta suspeita e possibilidade, o que causa espanto é o governo brasileiro dizer-se surpreso.
    2) Estas notícias servem tb para se rever juizos sobre americanos e anti americanos, os primeiros muito longe de serem arautos dos direitos universais e os segundos mais próximos da verdade em suas afirmações acerca da intromissão americana nos países, sejam eles amigos ou inimigos.
    Enfim, como previu alguem há décadas, além de aldeia global o mundo é um BIG BROTHER…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.