TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Primeira fase do Ciência Conectada leva fibra óptica de 100 Gb/s para as capitais do Nordeste

Postado em: 08/08/2019, às 20:08 por Redação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), inaugura nesta sexta-feira, , em Natal (RN), a primeira fase do programa Ciência Conectada – Ciência Forte MCTIC, que vai ampliar a infraestrutura de banda larga por fibra óptica nas regiões Norte e Nordeste. O Ciência Conectada é a expansão e interiorização da ciberinfraestrutura da rede acadêmica, a rede Ipê, operada pela RNP. A rede de internet acadêmica está ampliando sua velocidade de 10 para 100 Gigabits por segundo, mil vezes a capacidade da banda larga doméstica, beneficiando universidades federais, institutos federais e unidades de pesquisa, além de fomentar a economia e desenvolvimento local.

A primeira fase do programa irá atingir neste ano 16 cidades polos no interior e, até a conclusão do projeto, 6.500 km de fibras ópticas serão ativados para a nova rede nacional de educação e pesquisa, alcançando 77 localidades. As universidades, institutos, hospitais de ensino e polos de inovação serão as âncoras da inclusão digital no território. Estima-se que, o investimento de R$ 80 milhões pode alavancar, no mínimo, o mesmo valor em nova infraestrutura de banda larga na região nessas cidades.

"A nova geração da RNP, a Internet avançada para educação e pesquisa, 1.000 vezes mais rápida que a banda larga comum, opera entre as capitais do Nordeste e irá atingir 25 campi federais, 36 instituições de ensino superior privadas, cinco hospitais de ensino e pontos de unidades de pesquisa, como INSA e Embrapa, por exemplo. Além de alunos, professores e pesquisadores, esses campi são as âncoras da inclusão digital no interior", afirma o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial