Parceria entre PUC-RS e Huawei foca em cidades inteligentes

0

A Huawei também anunciou nesta quinta, 8, uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) par a criação de um centro focado em cidades inteligentes, o Smart City Innovation Center. A iniciativa será localizada capital gaúcha e conta com parceria com a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) e do Centro Integrado de Comando da Prefeitura de Porto Alegre (Ceic).

A estrutura física será inaugurada no primeiro semestre de 2016. De acordo com a fornecedora chinesa, isso permitirá a aceleração da construção e homologação de softwares que vão "compor soluções que já estão em desenvolvimento desde março deste ano". Entre os projetos está uma prova de conceito de iluminação pública inteligente e a integração do feed de câmeras de monitoramento da cidade com o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O plano é interconectar tudo por meio da solução de banda larga móvel em faixa de segurança, o eLTE, e criar uma espécie de "sistema operacional da cidade", que traz uma interface comum e API para desenvolvimento de aplicações.

"O centro é um ambiente aberto para parcerias, não quer dizer que seja só com a Huawei, que nos fornece estrutura de comunicação e tecnologia, é aberto", declara o professor pesquisador na Faculdade de Informática (Facin) da PUC-RS, Fabiano Hessel. Ele cita como próxima provável parceira a fornecedora de sistema de telemetria das ambulâncias do SAMU, a LifeMed. "Na primeira quinzena de dezembro a gente espera integrar o Centro de Comando e Operação com o SAMU e o Centro de Inovação de cidades inteligentes", declarou ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.