TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

VoIP em rede 4G é "aceitável" no Brasil, diz relatório

Postado em: 08/10/2019, às 18:42 por Redação

De acordo com relatório da Opensignal, empresa de análise móvel, o Brasil tem experiência considerada "aceitável" em chamadas de voz por 4G em aplicativos como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger. O estudo avaliou a Opensignal, empresa global e independente de análise móvel, lançou um relatório para avaliar a experiência do usuário desse tipo de ligação em 80 países pelo mundo.

Cada país foi classificado em pontuações de 0 a 100, que apontam se a experiência de chamadas de voz é Excelente, Muito Boa, Boa, Aceitável, Ruim, Muito Ruim, Ininteligível ou Impossível de se comunicar.

O Brasil aparece na 39ª colocação no ranking geral, com 77 pontos, índice considerado Aceitável. Ou seja, as chamadas de voz funcionam, mas ainda existem problemas como chiado, volumes baixos e interferências. Na América Latina, o Brasil aparece atrás de Uruguai (78,6 pontos) e Porto Rico (78,5 pontos).

A região, aliás, teve desempenho muito inferior em comparação à Europa e Ásia. No ranking geral, dois terços dos países latino-americanos apresentaram índice Ruim ou Muito Ruim. Já os europeus possuem 13 dos 19 mais bem colocados no ranking. A Bélgica lidera com 82,6 pontos, índice considerado Bom.

Nenhum país alcançou qualidade Excelente ou Muito Boa, o que se explica pela capacidade limitada e pela latência das redes 4G. Ou seja, os atrasos e variações no sinal são muito frequentes. Com a popularização do 5G, a tendência é que mais usuários tenham acesso a chamadas de voz com qualidade acima da média e latência baixíssima.

A métrica se baseia na abordagem da União Internacional de Telecomunicações (ITU) para quantificar a qualidade das chamadas de voz por uma série de parâmetros técnicos. Foram realizadas mais de 57 bilhões de medições em 23,8 milhões de celulares espalhados pelo mundo entre junho e agosto deste ano.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial