Aprovado acordo entre Brasil e Uruguai para ampliar acesso à internet

0

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira, 6, a ratificação de um plano de ação conjunto entre Brasil e Uruguai para avançar a cooperação assinada em 2011 entre os dois países para a massificação do acesso à internet em banda larga e melhoria da conexão.

Os dois países vão trocar experiências sobre políticas de infraestrutura de telecomunicações; realizar pesquisas; trabalhar em projetos de financiamento conjunto e na implantação de políticas de inclusão digital educativa, como os projetos de telecentros comunitários e o programa Um computador por aluno (ProUCA).

O plano estabelece a criação de uma instituição coordenadora, que ficará responsável pelo diálogo entre os dois países. Também serão convocados encontros técnicos anuais para executar as metas estabelecidas. Um conselho composto de diplomatas e representantes dos ministérios competentes nos dois países vai definir as áreas prioritárias para a cooperação, elaborar os cronogramas das execuções das metas, entre outros.

O relator do texto, deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), ressaltou que o acordo atende ao interesse comum dos dois países, que pretendem ampliar o acesso e a velocidade de conexão das suas populações. "Além de promover a inclusão social e digital, poderá elevar o nível de competitividade e de produtividade da economia tanto do Brasil quanto do Uruguai", defendeu.

Tramitação

Com a aprovação na Comissão de Relações Exteriores, a mensagem foi transformada no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1391/13. A proposta será ainda analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para o plenário. Com informações da Agência Câmara.

Í

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.