ONG denuncia violação de direitos trabalhistas em fornecedores da Dell na China

0

Fornecedoras da Dell violam os direitos dos trabalhadores em suas fábricas na China, conforme denunciou nesta sexta-feira, 8, um relatório da organização não governamental de defesa dos direitos dos trabalhadores China Labor Watch. Segundo o documento, as empresas praticam uma série de infrações trabalhistas em quatro fábricas chinesas. Elas são acusadas de explorar os operários, forçando-os a trabalhar até 74 horas por semana, com remuneração bem abaixo do salário mínimo chinês, além de empregar trabalhadores menores de idade, em fábricas instaladas nas províncias de Guangdong e Jiangsu.

As acusações feitas pela DanWatch, empresa dinamarquesa sem fins lucrativos que monitora a responsabilidade social corporativa em empresas, foram divulgadas em relatório obtido pelo portal de notícias The Verge, parte de uma investigação secreta conjunta com a China Labor Watch. "Nossa pesquisa mostra que as condições de fornecedores da Dell violam a legislação trabalhista chinesa, bem como a própria política da Dell", declarou um representante da DanWatch em comunicado nesta semana.

O inquérito abrangeu quatro fábricas que fabricam componentes de PCs da Dell, Asus, HP, Microsoft e Samsung, embora a DanWatch tenha centrado a sua atenção na Dell, já que a fabricante fornece computadores para o governo dinamarquês. Ainda de acordo com o relatório, os trabalhadores nestas fábricas eram regularmente expostos a vapores tóxicos.

Ao ser informada do relatório, a Dell disse que já havia auditado três dos quatro locais, e que iria investigar quaisquer questões pendentes descobertas pelos defensores de direitos trabalhistas. "Temos efetuado planos de ação corretivos em cada fornecedor citado e mantido reuniões regulares para garantir os resultados planejados", afirmou Trisa Thopmson, vice-presidente de Responsabilidade Corporativa da Dell.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.