38% dos edifícios inteligentes foram alvos de ataques maliciosos em 2019

0

Cerca de quatro em cada dez (38%) computadores usados para controlar sistemas inteligentes de automação de edifícios foram alvo de algum tipo de malware no primeiro semestre de 2019, de acordo com um estudo global realizado pela Kaspersky.

Uma em cada cinco compras via apps pode não ser segura, aponta pesquisa
A pesquisa mostra que estes sistemas geralmente se tornam um destino para várias ameaças genéricas, embora ainda não esteja claro se eles foram afetados concretamente. Apesar de não serem sofisticadas, muitas delas podem representar um perigo real para as operações diárias de prédios inteligentes.

Os sistemas de automação de edifícios normalmente funcionam a partir de sensores usados para monitorar e automatizar a operação de elevadores, ventilação, eletricidade, água, videovigilância, controles de acesso, etc. Gerenciados por estações de trabalho genéricas, frequentemente conectadas à Internet, um ataque bem-sucedido pode resultar na falha de um ou de vários destes sistemas.

Dos 38% dos computadores afetados, mais de 11% foram atacados com diferentes variantes de spyware – malware destinado a roubar credenciais de conta e outras informações valiosas. Worms foram detectados em 11% das estações de trabalho; 8% foram alvos de phishing e 4,2% foram afetados por ransomware.

A maioria dessas ameaças veio da internet, com 26% das tentativas de infecção originadas via web. As mídias removíveis, como pen drives, foram responsáveis por 10% dos casos; outros 10% vieram por meio de links e anexos de e-mail. Por fim, 1,5% dos computadores foram atacados de fontes dentro da rede da organização, como pastas compartilhadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.