Câmara deve votar reformulação da lei de TI na próxima semana

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira, 6, o projeto de lei (PL) 4.805/19, que reformula a Lei de Informática (8.248/91) para atender à Organização Mundial do Comércio (OMC). O PL traz um novo modelo de incentivos fiscais para empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e investimentos em pesquisa e desenvolvimento desse setor.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, o deputado André Figueiredo (PDT-CE), ao texto original do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) e um apensado, que trata do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis).

Figueiredo promoveu ajustes para neutralizar os efeitos do projeto nas contas públicas. Após a Emenda Constitucional 95, do teto de gastos, a proposição legislativa que crie ou altere despesa obrigatória ou renúncia de receita deverá ser acompanhada da estimativa do impacto orçamentário e financeiro.

Para a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a aprovação foi um passo fundamental para solucionar uma questão prioritária para as empresas de TIC e para a manutenção dos investimentos produtivos. A expectativa agora é a aprovação da matéria pelo Plenário da Câmara, prevista para ser votada na próxima semana.

Segundo a Abinee, a iniciativa do Legislativo representa uma solução eficaz para essa questão, que precisa ser definida até o dia 31 de dezembro deste ano. Com isso, as empresas do setor terão previsibilidade em relação ao planejamento de seus investimentos futuros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.