Plataforma +Brasil passa a operar gestão de quatro tipos de transferências fundo a fundo

0

A gestão de quatro modalidades de recursos descentralizados acaba de ser incorporada à Plataforma +Brasil: Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD); Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN). Com essa inclusão, serão monitorados pela ferramenta cerca de R$ 2,5 bilhões por ano – além dos R$ 9,8 bilhões referentes a cinco modalidades que já estão disponíveis. O anúncio foi realizado durante o evento "Simplifica +Brasil: Inovações nas Transferências da União", realizado nesta quinta-feira, 7, em Brasília/DF.

A Plataforma +Brasil é uma grande infraestrutura que integra diversos sistemas em um único local. Essa é a segunda etapa de implantação, que foi iniciada em abril deste ano. Com a entrada dos quatro fundos, passam a fazer parte da ferramenta nove modalidades de transferências de recursos da União. Até o final de 2022 serão 29, englobando 500 mil usuários.

Com a entrada dos 4 fundos, a Plataforma +Brasil vai integrar 9 modalidades de transferências de recursos da União. Até 2022, serão 29, englobando 500 mil usuários.

"Esse trabalho é fruto de uma atuação em rede que abrange uma diversidade enorme de atores. Talvez seja a política pública mais transversal que executamos no governo, porque ela agrega a maior parte dos órgãos do executivo federal, todos os estados, os municípios e as organizações da sociedade civil que recebem recursos federais", destacou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert,

Além de ser um canal integrado, outra vantagem para o gestor público é que todos os procedimentos realizados nas movimentações financeiras e execução física são totalmente eletrônicos. A medida reduz não só gastos com papel, mas também tempo de tramitação de processos – em até 90%. A digitalização traz ainda mais segurança, já que evita a perda ou extravio de documentos.

"Estamos unindo uma plataforma, um conjunto de ferramentas que agrega formas de execução e gestão de políticas públicas – algo muito difícil de se fazer no Brasil – com inovação e simplificação. Isso torna os processos mais racionais e amplia a segurança na execução da política pública", ressaltou o secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Washington Bonini.

As ações operacionalizadas na ferramenta podem ser monitoradas em tempo real, já que os usuários do sistema recebem alertas sobre as várias fases do processo. A Plataforma +Brasil possibilita que cidadãos, gestores municipais e estaduais de todo o país acompanhem a efetivação das ações em todas as etapas, desde a solicitação até a entrega à população. Isso é possível por meio de três aplicativos – Cidadão + Brasil, Gestão +Brasil e Fiscalização + Brasil – que podem ser baixados gratuitamente nas lojas do Google Play e App Store.

"O caminho trilhado até agora pode, de fato, revolucionar a administração pública brasileira, por meio de relacionamentos com estados e municípios baseados em resultados. Estamos construindo juntos uma atividade gerencial eficiente, que entrega serviços de qualidade para a população", afirmou o secretário substituto de Políticas Públicas de Emprego do Ministério da Economia, Rodrigo Zerbone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.