Intel desenvolve computador de bolso que se conecta a TVs

0

Fornecedora de chips para as principais marcas de PCs em todo mundo, a Intel decidiu dar um passo incomum: desenvolveu um pequeno computador que planeja vender diretamente. A novidade foi apresentada na feira de eletrônicos Consumer Electronics Show (CES 2015), realizada esta semana em Las Vegas, nos EUA. Trata-se do Intel Compute Stick, um dispositivo de bolso que se conecta a porta HDMI de um monitor de TV ou computador. A unidade inclui um processador Atom, conexão Wi-Fi, 32 GB de armazenamento e um slot para ligar um cartão SD de maior capacidade.

A Intel diz que a versão do dispositivo com o sistema operacional Windows 8.1 vai custar US$ 149 nos Estados Unidos e deve chegar àquele mercado até o fim deste trimestre. A empresa planeja oferecer uma versão baseada em Linux por US$ 89.

A aposta da Intel é em um cenário no qual a tela grande, da TV ou do desktop, será cada vez mais usada para transmissão de streaming de conteúdo da Web, tais como vídeos, filmes, fotos e sinal digital. O Intel Compute Stick deve funcionar também com "thin-clients" (computadores magros), em que o processamento é feito na Web, e videogames simples. A empresa espera que os usuários usem uma combinação de teclado-mouse via Bluetooth.

A fabricante de chips não é a única empresa explorando a porta HDMI. Um dos exemplos mais conhecidos é do Google ChromeCast, que também possibilita transmitir conteúdo para as telas, mas se baseia em dispositivos como smartphones e laptops para fazer o processamento.

A Intel tinha como norma não competir com as empresas que compram seus chips. Mas também está tentando novas estratégias sob Brian Krzanich, que assumiu o cargo de CEO em maio de 2013 e levou a empresa para o segmento de dispositivos portáteis. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.