Novo iOS 9 dará sobrevida a iPhones e iPads mais antigos

0

A Apple resolveu dar uma sobrevida aos iPhones e iPads mais antigos com o lançamento da nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 9, durante a sua conferência para desenvolvedores, a WWDC, que acontece até sexta-feira, 12, em San Francisco, na Califórnia. Entre as novidades, a nova versão terá um modo para economizar bateria, em que o aparelho funcionará com baixa energia. O iOS 9 será liberado em setembro para celulares a partir do iPhone 4S e tablets a partir do iPad 2.

Durante anos, a estratégia da Apple para a venda de iPhones e computadores Macintosh tem sido oferecer software exclusivo de alta qualidade como uma isca para puxar as vendas de seus smartphones, tablets e computadores. Mas a qualidade de seu software começou a escorregar no ano passado, quando as versões mais recentes dos sistemas operacionais para iPhone e Mac foram liberadas com erros graves, incluindo um que desativou o sinal de celular para vários usuários do iPhone.

Para evitar a repetição de erros como esses, a Apple introduziu atualizações para seus sistemas operacionais para dispositivos móveis e computadores, o iOS e o OS X, com um forte foco na estabilidade, desempenho e na vida útil da bateria. Daí também a atenção maior aos iPhones 4S e iPads, que não tiveram uma boa resposta com o iOS 8. O iOS 9 só necessita de 1,8 GB para ser instalado, bem menos do que os 4,6 GB que o iOS 8 requeria. Ele também possui um modo de economia de energia que pode dar a sua bateria três horas a mais de duração a cada carga.

A Apple também fez alterações no iOS que modificam significativamente a forma de se trabalhar nos iPads. A empresa introduziu um modo de tela dividida que permite que vários aplicativos sejam executados lado a lado — uma grande mudança em relação a interface atual que, ao carregar um aplicativo, ocupa a tela inteira. Segundo analistas, a fabricante fez a mudança na expectativa de lançar um iPad "jumbo" voltado para profissionais.

Outra novidade do iOS 9 é a Siri, a assistente pessoal por voz da Apple, que estará mais integrada aos demais recursos do sistema. Ela não apenas responderá solicitações, mas também fará sugestões, como, por exemplo, "mostre-me fotos de agosto do ano passado" para carregar uma sequência específica de fotos tirada naquele mês. Além disso, caso o usuário receba um convite via e-mail, a Siri irá incluí-lo no calendário, enviar um lembrete quando o horário do compromisso estiver se aproximando e até sugerir rotas de trânsito. As melhorias parecem deixar a Siri mais parecida com o Google Now, do Google.

A Apple destacou o anúncio da Apple Music, serviço de app e música que ela desenvolveu após a aquisição da Beats Electronics no ano passado. A nova aplicação inclui recursos bastante familiares aos usuáarios de serviços de streaming baseados em assinatura, como Spotify e Pandora, mas os executivos da Apple dizem que sua oferta é melhor.

"A indústria da música é uma confusão fragmentada", disse Jimmy Iovine, o executivo que entrou para a Apple após a aquisição Beats. A principal diferença com da oferta da Apple é que os downloads de música, o serviço de streaming de música e o serviço de rádio na internet podem ser encontrados dentro do aplicativo Apple Music, disse ele ao The New York Times.

O Apple Music permite aos usuários procurar músicas e transmiti-las via internet, semelhante ao Spotify. O serviço de streaming também faz recomendações para outras listas de reprodução e álbuns. Ele vai custar US$ 10 por mês ou US$ 15 por mês para até seis pessoas da família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.