Totvs quer ampliar atuação no exterior e prepara entrada no mercado americano

0

BOSTON (EUA) — Maior fabricante brasileira de software, a Totvs quer fortalecer sua atuação no exterior. Presente em 23 países da América Latina, a meta da companhia agora é o disputado mercado dos Estados Unidos. Embora a operação internacional corresponda a uma pequena fatia da receita da Totvs, inferior a 5%, o avanço para o mercado americano é tido como estratégico para tornar a empresa uma referência global e, ao mesmo tempo, aumentar a receita e as margens de lucro no médio e longo prazo.

Para o vice-presidente de tecnologia, qualidade e alianças da Totvs, Weber Canova, entrar no mercado americano, no entanto, não será um desafio dos mais fáceis. "O mercado é composto por grandes players, muito difícil de competir", reconhece. "Por isso, estamos mapeando e desenvolvendo todo um trabalho com pessoas, entidades do setor, órgãos do governo brasileiro e parceiros de negócios para ter uma atuação consistente". Embora não descarte entrar no mercado europeu no futuro, o executivo enfatiza que o foco atual está 100% nos EUA.

De acordo com a gestora de canais de mercado internacional da Totvs, Isabelle Kamei, o trabalho está numa fase inicial, na qual a empresa tem buscado participar de eventos e conferências nos EUA, como aconteceu no mês passado, quando participou de uma delegação a Washington, que contou com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Softex — Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. "Agora, estamos programando um roadshow, que começara por Atlanta, e vamos desenvolver um trabalho com as câmaras de comércio globais para abordarmos o mercado."

Canova, que participa como palestrante da conferência de parceiros de negócio e clientes da Progress Software, que acontece até esta quarta-feira, 9, na cidade de Boston, nos EUA, avalia que a estratégia para entrar no mercado americano é fugir das soluções mainstream como ERP, CRM, SCM, entre outras, e buscar ferramentas que "gravitam" no entorno do ERP, por exemplo, voltadas para o mercado de pequenas e médias empresas. Este, por sinal, é um ponto ressaltado pelo executivo, ou seja, assim como no Brasil e América Latina, o mercado-alvo da Totvs nos EUA será o das PMEs.

Uma das apostas para o mercado americano, apontada por Canova, atende pelo nome de Fluig, nova versão de sua plataforma de gestão unificada de processos, documentos e identidade, lançada em junho passado. O executivo explica que a nova plataforma suporta tecnologias como GED, workflow, BPM, ESB, IDM e analytics, todas integradas com conceitos de rede social, interface colaborativa e hospedagem na nuvem. "A plataforma já nasceu global e funciona como interface de qualquer ERP do mercado."

Outra arma da Totvs nessa empreitada será usar a sinergia que possui com a Progress Software no Brasil como um facilitador para sua penetração no mercado americano. No mês passado, as duas empresas ampliaram e consolidaram a parceria que mantêm na América Latina. A aliança entre elas inclui o desenvolvimento de produtos e integração de suas plataformas de tecnologia, para expandir o uso de soluções de tecnologia Progress para linhas diferentes dentro do portfólio da Totvs.

A Totvs hoje representa a plataforma Progress OpenEdge na Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Além de distribuir a plataforma, ela também é responsável por manter e desenvolver a rede de parceiros. Embora esta aliança vigore apenas na região, Isabelle aponta essa sinergia como muito importante para o ingresso da empresa nos EUA.

*O jornalista viajou a Boston a convite da Progress Software

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.