BOSTON (EUA) — Maior fabricante brasileira de software, a Totvs quer fortalecer sua atuação no exterior. Presente em 23 países da América Latina, a meta da companhia agora é o disputado mercado dos Estados Unidos. Embora a operação internacional corresponda a uma pequena fatia da receita da Totvs, inferior a 5%, o avanço para o mercado americano é tido como estratégico para tornar a empresa uma referência global e, ao mesmo tempo, aumentar a receita e as margens de lucro no médio e longo prazo.
Para o vice-presidente de tecnologia, qualidade e alianças da Totvs, Weber Canova, entrar no mercado americano, no entanto, não será um desafio dos mais fáceis. "O mercado é composto por grandes players, muito difícil de competir", reconhece. "Por isso, estamos mapeando e desenvolvendo todo um trabalho com pessoas, entidades do setor, órgãos do governo brasileiro e parceiros de negócios para ter uma atuação consistente". Embora não descarte entrar no mercado europeu no futuro, o executivo enfatiza que o foco atual está 100% nos EUA.
De acordo com a gestora de canais de mercado internacional da Totvs, Isabelle Kamei, o trabalho está numa fase inicial, na qual a empresa tem buscado participar de eventos e conferências nos EUA, como aconteceu no mês passado, quando participou de uma delegação a Washington, que contou com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Softex — Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. "Agora, estamos programando um roadshow, que começara por Atlanta, e vamos desenvolver um trabalho com as câmaras de comércio globais para abordarmos o mercado."
Canova, que participa como palestrante da conferência de parceiros de negócio e clientes da Progress Software, que acontece até esta quarta-feira, 9, na cidade de Boston, nos EUA, avalia que a estratégia para entrar no mercado americano é fugir das soluções mainstream como ERP, CRM, SCM, entre outras, e buscar ferramentas que "gravitam" no entorno do ERP, por exemplo, voltadas para o mercado de pequenas e médias empresas. Este, por sinal, é um ponto ressaltado pelo executivo, ou seja, assim como no Brasil e América Latina, o mercado-alvo da Totvs nos EUA será o das PMEs.
Uma das apostas para o mercado americano, apontada por Canova, atende pelo nome de Fluig, nova versão de sua plataforma de gestão unificada de processos, documentos e identidade, lançada em junho passado. O executivo explica que a nova plataforma suporta tecnologias como GED, workflow, BPM, ESB, IDM e analytics, todas integradas com conceitos de rede social, interface colaborativa e hospedagem na nuvem. "A plataforma já nasceu global e funciona como interface de qualquer ERP do mercado."
Outra arma da Totvs nessa empreitada será usar a sinergia que possui com a Progress Software no Brasil como um facilitador para sua penetração no mercado americano. No mês passado, as duas empresas ampliaram e consolidaram a parceria que mantêm na América Latina. A aliança entre elas inclui o desenvolvimento de produtos e integração de suas plataformas de tecnologia, para expandir o uso de soluções de tecnologia Progress para linhas diferentes dentro do portfólio da Totvs.
A Totvs hoje representa a plataforma Progress OpenEdge na Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Além de distribuir a plataforma, ela também é responsável por manter e desenvolver a rede de parceiros. Embora esta aliança vigore apenas na região, Isabelle aponta essa sinergia como muito importante para o ingresso da empresa nos EUA.
*O jornalista viajou a Boston a convite da Progress Software