Datora estuda entrar nos mercados de 5G e LPWA

1

O grupo Datora comemora 25 anos e projeta mais novidades ao mercado de telecomunicação. A companhia anuncia sua instalação no Vale do Silício (EUA) e planeja entrada em novas tecnologias, entre elas a 5G e a LPWA (Low Power Wide Area Networks). Apenas no primeiro semestre deste ano a Datora Mobile, operação móvel do grupo, obteve crescimento de 40% em faturamento e aumento de 70% na base de novos clientes.

A companhia é uma multinacional brasileira com filiais na Suécia, Espanha, EUA, Guatemala, Argentina e Colômbia conectando mais de 1200 empresas nacionais e internacionais de diferentes setores. Por meio de sua unidade Datora Mobile é a operadora MVNO das marcas Vodafone e British Telecom (BT) no país.

O nome Datora é formado pelas iniciais dos três irmãos Fuchs (Daniel (foto), Tomas e Raul), que ainda jovens conheceram a tecnologia de voz sobre IP (VoIP), sendo os percursores dessa inovação na América Latina. Atualmente a organização é especialista nos segmentos de atacado de telefonia, Internet das Coisas (IoT) e Machine to Machine (M2M).

A história do grupo teve início em 1993 como uma franquia de escola de informática, depois se transformou em atacadista de computadores. Foi o primeiro a prover transmissão de voz por pacotes (VoIP) na América Latina e mais uma vez modernizou essa estrutura, provendo serviços de transporte de voz internacional. Atualmente, mais de meio bilhão de minutos trafegam mensalmente pela rede Datora.

Seguindo sua trajetória empreendedora, o grupo também foi pioneiro no segmento de Rede Virtual Móvel (MVNO), sendo a primeira autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, a companhia possui três MVNOs credenciadas e já em funcionamento, a Fonelight, a Vodafone e a British Telecom, que atendem praticamente todo o segmento de conectividade e IoT. Além disso, outros parceiros estão em fase de prospecção e testes. A empresa segue prospectando novas MVNOs para lançar no mercado.

Em 2013, a parceria para ser representante exclusiva da Vodafone no Brasil possibilitou à Datora Mobile o desenvolvimento de projetos de conectividade no segmento de IoT no Brasil, um deles o SIM transformation, que dispensa a necessidade de troca de Sim Card (chip) quando um veículo ou equipamento chega ao país. O chip automaticamente transforma para um servidor local, gerando grandes ganhos operacionais aos fornecedores dos aparelhos e aos clientes.

A estratégia de inovação do Grupo prevê o desenvolvimento de novos canais de venda, plataformas de gestão e soluções de IoT. Também planeja aumentar os investimentos em seu core de Rede, o primeiro em nuvem com capacidade para suportar até cinco milhões de Sim Cards.

A Datora foi eleita uma das 30 empresas destaque em tecnologia em 2018, pela revista americana The Silicon Reviews. Contribuem com a publicação empresários e profissionais de tecnologia e da área de negócios, entre CEOs, CIOs, CTOs, VPs e gerentes de TI. A revista publicou um texto no qual conta a trajetória da Datora até se tornar uma das maiores empresas de telecomunicação no país.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.