TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Mais funcionalidades, inteligência de processos e aplicações inovadoras

Postado em: 09/10/2019, às 00:17 por Redação

"Um dos diferenciais do RPA para outras ferramentas de automação de processos é sua versatilidade. Esse tipo de tecnologia interage com outros softwares e arquivos por meio de uma interface de usuário comum, a mesma que é utilizada por um usuário humano. Isso significa que qualquer tipo de sistema que seja operado por usuários reais pode ser automatizado de algum jeito com um RPA", disse Kleber Rodrigues Jr, co-Fundador da WDG Automation, em sua apresentação do RPA Robotic Summit, nesta segunda-feria,7, em São Paulo.

De acordo com Rodrigues, em outros tipos de softwares de automação, a implementação costuma ser custosa e bastante técnica, já que muitas vezes é preciso lidar com código de programação e contar com algum tipo de integração de sistemas. "No caso do RPA, é possível que os próprios usuários possam criar seus robôs para que ele consiga fazer alguma parte do trabalho sozinho", explica. 

Dessa forma, a versatilidade do RPA é muito maior, já que não é preciso efetivamente integrar sistemas por meio de APIs – que nem sempre estão disponíveis – ou de desenvolver novos sistemas.

Com uma aplicação de RPA, em vez de passar horas em um único tipo repetitivo de tarefa, o colaborador pode 'treinar' o trabalhador digital para que ele aprenda a realizar essas atividades exatamente da mesma forma que ele faria, mas com uma velocidade incomparável, grande eficiência e erro zero.

Rodrigues ainda lembrou que  em soluções mais avançadas que combinam RPA, com Inteligência Artificial, Chatbot, Linguagem Natural, URA, e até solucionador de captcha e reCaptcha, estão disponíveis para  facilitar ainda mais esse trabalho.

"Naturalmente, em algumas situações, a automação do RPA será mais efetiva e interessante, especialmente aquelas em que a repetição e menos interação pessoal. Em qualquer negócio em que os processos de trabalho envolvem a operação de softwares, é possível utilizar o RPA,  como na coleta e organização de dados, cadastro de informações em sistemas e geração de relatórios regulares", explicou 

Um obstáculo para a aplicação do RPA é o captcha, o conhecido validador em que os usuários precisam comprovar que são humanos, digitando letras e números distorcidos que aparecem na tela ou identificando objetos em foto.  "A menos que a solução de RPA escolhida possua integrado a sua plataforma uma solução para captcha/reCaptcha, com suporte e total segurança para uso", informa Rodrigues.

"O primeiro e mais claro benefício do RPA para uma empresa é a maximização da produtividade sem a necessidade de ampliar, proporcionalmente, os gastos com o time no mesmo tipo de tarefa. Na prática, a automação deixará o trabalho mais eficiente e também mais barato, facilitando a escalabilidade", conclui.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial