Sírio-Libanês implementa plataforma médica para aumentar efetividade clínica

0

Wolters Kluwer Health anuncia a ampliação de sua parceria com o Hospital Sírio-Libanês. A instituição, que já utilizava desde 2010 uma ferramenta de apoio à decisão clínica UpToDate, acaba de adotar também os sistemas de suporte à decisão de prescrição de medicamentos, Lexicomp Online e Medi-Span.

Com isso, o Sírio-Libanês passa a ser a primeira instituição no Brasil a adotar a plataforma avançada de suporte à decisão clínica (Advanced Clinical Decision Support Platform – ACDS). As instituições de saúde têm enxergado a combinação dos recursos da ACDS como sendo importante para aprimorar a efetividade clínica, em especial no que diz respeito à segurança aos pacientes em relação à prescrição de medicamentos.

O Hospital Sírio-Libanês é reconhecido por mais de 95 anos de sua história de excelência e liderança, bem como por seu papel pioneiro na área da saúde e na investigação clínica no Brasil. A instituição cuida de milhares de pacientes em seu complexo hospitalar no bairro Bela Vista, em São Paulo, além de quatro localidades adicionais: um centro de diagnósticos e ambulatório no Itaim Bibi, uma clínica multidisciplinar nos Jardins e dois centros em Brasília.
Entre as ações voltadas para atuar nesse sentido, destaca-se a criação de um grupo multiprofissional de avaliação dos eventos adversos relacionados à terapia medicamentosa que busca constantemente formas de melhorar cada vez mais o atendimento médico-hospitalar.

O crescimento constante e sustentado do uso do UpToDate pela equipe clínica foi um dos principias motivadores da decisão de expandir a utilização dos recursos de apoio à decisão clínica e adotar a ACDS.  O UpToDate é um recurso de apoio à decisão clínica, criado por médicos e baseado em evidências com mais de 10.500 tópicos clínicos, juntamente com mais de 9.600 recomendações que abrangem 25 especialidades médicas.

O Lexicomp Online, por sua vez, é o recurso que agrega conteúdo de relevância relacionado a medicamentos, suporta as decisões associadas às prescrições e ajuda os profissionais da saúde a escolherem a terapia mais apropriada para cada paciente. Já o Medi-Span, guarnece a equipe clínica com alertas automáticos sobre medicamentos, entregues de forma eficiente dentro do PEP, permitindo assim uma triagem sofisticada, sensível ao contexto e com base em informações disponíveis no sistema, sobre cada paciente, sem interferir no fluxo de trabalho e sem gerar condições indesejáveis como a "fadiga de alertas".

Segundo Peter Bonis, MD, CMO de Efetividade Clínica da Wolters luwer, o Sírio-Libanês é uma das primeiras instituições no mundo a adotar a plataforma avançada de suporte à decisão clínica que visa alcançar a efetividade clínica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.