UMTS atinge 50 milhões de clientes no mundo, diz 3G Americas

0

Pesquisa encomendada pela 3G Américas a Informa Telecoms & Media revela que o padrão UMTS ? a evolução da tecnologia GSM para a terceira geração de celulares ?? conta hoje com aproximadamente 50 milhões de clientes. Segundo o levantamento, o UMTS (também conhecido pela sigla WCDMA) é usado atualmente por 99 operadoras em 45 países.

De acordo com a 3G Américas, outras 59 redes estão na etapa pré-comercial ou em fase de planejamento da implementação do padrão. Além disso, oito operadoras já receberam as suas licenças 3G, com mais 72 outorgas a caminho.

A 3G Americas também confirmou que a tecnologia EDGE alcançou escala global, com 125 operadoras em 74 países já oferecendo serviços comerciais. Segundo a entidade, outras 84 operadoras já estão na fase de planejamento ou implementando o padrão, sendo que mais de 200 aparelhos EDGE chegaram ao mercado desde seu lançamento.

O presidente da 3G Americas, Chris Pearson, comentou há um caminho claro para acelerar o crescimento global das tecnologias EDGE e UMTS neste ano. ?O GSM oferece economias de escala inéditas, com mais de 1,67 bilhão de clientes. Economias estas que são refletidas nas novas tecnologias 3G. Todos os aspectos dessa evolução tecnológica bem-sucedida estão avançando conforme o planejado, e na opinião da 3G Americas, o ano de 2006 deve destacar a liderança de HSDPA e a implementação de IMS.?

Segundo o dirigente, as tecnologias UMTS e HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) estão rapidamente se tornando o padrão da indústria para serviços 3G de voz e de dados, oferecendo uma solução muito vantajosa para operadoras móveis na implementação eficiente de serviços móveis de banda larga e voz de alta qualidade.

?Desde o lançamento da primeira rede UMTS em grande escala pela Cingular Wireless, em dezembro de 2005, outras três redes entraram em operação comercial e outras 55 operadoras estão planejando ou implementando a evolução GSM para a banda larga móvel com HSDPA?, explica Pearson. ?Praticamente todas as operadoras UMTS devem migrar para a HSDPA devido aos benefícios significativos tantos para elas, quanto para o usuário, com velocidades de download que atingem 550 Kbps a 1100 Kbps.?

Para ele, além desse atrativo, HSDPA sofre menos com latência e gera maior capacidade que UMTS. ?A HSDPA reduz o custo por bit para possibilitar serviços de multimídia ricos e competitivos. Aparelhos HSDPA de três bandas devem surgir agora, no início de 2006, oferecendo um caminho para atingir serviços de banda larga verdadeiramente globais junto com roaming global, por meio de um único aparelho para HSDPA e a capacidade de reserva dos serviços UMTS e EDGE?, explicou Pearson.

Ele observa também que as operadoras devem continuar a oferecer recursos técnicos mais avançados aos seus clientes por meio de novos sérvios móveis com multimídia, baseados em IMS (subsistemas multimídia via IP). ?A arquitetura IMS será a base para redes de próxima geração sejam capazes de oferecer voz, dados, vídeo e serviços multimídia para clientes com ou sem fio, possibilitando acesso aos serviços em qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de múltiplas tecnologias?, diz Pearson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.