Proposta define revisão de contratos firmados com empresas beneficiárias do Plano Brasil Maior

0

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, aceitou proposta da Assespro Nacional e alterou as orientações sobre revisão de preços nos contratos firmados pela administração pública com empresas beneficiadas pelo Plano Brasil Maior no que diz respeito à desoneração da folha de pagamento.

As orientações estão relacionadas ao cumprimento dos acórdãos do TCU nº 2859/2013 e nº 1212/2014. A entidade apresentou a ideia em setembro de 2014, que teve iniciativa da regional do Ceará.

"A antiga situação comprometia a revisão dos contratos ao considerar valores dos quais a empresa efetivamente não se beneficiou. Apenas as que possuem 100% de suas atividades desoneradas estavam abrangidas nas orientações", comenta Charles Boris, vice-presidente da regional do Ceará.

Após diversas tratativas, a proposta foi aceita na íntegra pela SLTI. O novo texto já está disponível no site de Compras Governamentais e teve como referência a análise jurídica apresentada pela entidade, o que inclui instruções do Conselho Nacional de Justiça e soluções de consulta publicadas pela Receita Federal.

A orientação original da SLTI não contemplava a situação vivenciada por muitas empresas de TI, principalmente as de atividade mista. O texto mantinha a contribuição patronal incidente sobre a folha de pagamento, o que representava um ônus para as companhias contratadas pelo governo, pois o cálculo do tributo é feito de forma ponderada, considerando o percentual da atividade desonerada e não desonerada.

A proposta da Assespro, aceita pelo órgão, indica que a revisão dos contratos das empresas de atividade mista deve observar a aplicação da contribuição previdenciária patronal proporcional sobre a folha de pagamento, calculada mês a mês, além da própria contribuição previdenciária sobre a receita bruta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.