Telepresença surge como alternativa segura e simples para redução de custos e mais agilidade.

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Diante de questões como a oferta de energia elétrica, custos com deslocamentos e hospedagens de profissionais, entre outros fatores que impactam os gastos operacionais das empresas, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) se apresentam como alternativas de flexibilidade que, simultaneamente, influenciam no aumento de produtividade e na qualidade de vida dos profissionais, além de contribuírem para a redução das despesas corporativas.

Neste cenário, se destacam as soluções de Telepresença, compostas de áudio e vídeo de alta qualidade e colaboração, para salas de reuniões com TVs de variadas dimensões, desktops, notebooks, tablets e smartphones .

Quando instalada nas salas de reunião, a Telepresença proporciona a sensação de imersão. Em todos os casos, com possibilidade de compartilhamento de arquivos e materiais, com a dinâmica de uma reunião presencial.

O mercado global de videoconferência deve chegar a US$ 6.40 bilhões em 2020, crescendo a uma taxa anual média de 9,36% entre 2014 e 2020, segundo a consultoria de Mercado Transparency Market Research.

Várias razões levam as empresas a aderirem à Telepresença. Na área de Governo, por exemplo, a segurança pública tem adotado as soluções como auxílio ao monitoramento e aceleração da troca de informações entre os órgãos públicos e até para as audiências com réus da Justiça.

Os investimentos em telemedicina e outras aplicações, como o monitoramento remoto de pacientes, a terceira opinião, o telediagnóstico e teleconsulta, levaram à popularidade das soluções no setor de saúde.

Outras aplicações, incluindo o ensino à distância e seminários online, são esperadas para impulsionar o crescimento do mercado na área da educação. Assim como há espaço no setor de mídia e entretenimento, desde a discussão e apresentação dos projetos, até a transmissão de eventos interativos.

Juan González, diretor da área de Comunicações Unificadas da Frost & Sullivan, acrescenta que entre os impulsos para adoção desses sistemas está a necessidade das empresas de oferecer aos empregados ferramentas que lhes permitam trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo.

Para o negócio, a Telepresença agiliza tomadas de decisão e aumenta a eficiência do executivo. Pelos cálculos da Frost & Sullivan, a economia com viagens pode chegar a 50%. A versatilidade da tecnologia permite um leque quase ilimitado de aplicações. A usabilidade passa por reuniões executivas, apresentações, cursos e treinamentos.

Atualmente há dois caminhos para adoção de Telepresença. Um deles é a compra e a integração de software e equipamentos, pela própria empresa, com desembolso inicial de investimentos, treinamento, suporte e custos com atualização tecnológica. O outro, que vem ganhando terreno nos últimos anos, é adotar a oferta como serviço, segmentada em serviços gerenciados baseados em nuvens corporativas.

Marcello Miguel, Diretor Executivo de Marketing, Plataformas e Primesys
Marcello Miguel, Diretor Executivo de Marketing, Plataformas e Primesys

Entre os provedores de serviços estão grandes operadores e integradores de serviços de Telecomunicações. O Diretor Executivo Marcello Miguel da Embratel acredita no grande potencial de crescimento da Telepresença no Brasil. "Qualquer empresa com unidades geograficamente dispersas que precisa incrementar produtividade e eficiência faz parte do público-alvo da solução", afirma o executivo.

A Embratel é pioneira no País na oferta da Telepresença "as a service", solução que empacota equipamentos, software, conectividade, gerenciamento, implementação e manutenção e, a critério do cliente, customiza a solução adicionando recursos, como acesso à Telepresença via tablet ou laptop. "Uma grande vantagem para o cliente é que, além de pagar apenas pelo serviço, obtém tudo o que precisa com um único fornecedor, de forma integrada e gerenciada", diz Marcello Miguel.

A oferta da Embratel foi lançada em 2012, tendo como base a tecnologia Cisco, parceiro global do Grupo. A aceleração das vendas está em linha com a demanda do mercado por mais agilidade nas decisões e racionalização dos custos, desde soluções embarcadas em tablets até configurações para salas de reuniões e auditórios, tornando-se inclusive, ferramenta essencial para novos layouts corporativos que demandam mais colaboração e integração.

Soluções Móveis de Telepresença

As ações nesta área refletiram rapidamente na estratégia da Embratel de oferecer Telepresença como Serviço. As vendas cresceram ao longo de 2014 e, entre as novidades para o primeiro semestre de 2015, está o desenvolvimento conjunto – pela Cisco e pela Embratel – de uma solução específica para tablets e smartphones Android (anteriormente a solução só estava disponível para iPads, da Apple).

O novo core do serviço será a primeira grande plataforma integrando CTX e HCS, arquitetura flexível e robusta para projetos sob medida. Marcello Miguel destaca que entre os grandes benefícios dessa integração, tem-se o uso mais racional das portas das Salas de Reunião Virtual, e do Portal de Autoaprovisionamento, que permitirão flexibilidade para o cliente, além da Gestão OnLine das seções, que proporcionará um melhor controle das reuniões.

A nova versão da plataforma de comunicação, com mais recursos e operação totalmente intuitiva, como serviços de presença, mensagem instantânea e chats, também incrementará a oferta da empresa.

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