IoT atingirá US$ 3,3 bilhões em 2021

0

A Internet das Coisas (IoT) corporativa alcançará faturamento de US$ 3,3 bilhões em 2021. Na divisão por segmentos, aquele que gerará mais receita é a manufatura, com 24%, que ficará à frente de automotivo (22%), cidades inteligentes (19,2%), utilities (11%), agricultura (4%) e saúde (3,2%). A informação é de Renato Pasquini, diretor de pesquisa e consultoria da Frost & Sullivam, que participou nesta segunda-feira, 10, da 4ª edição do IoT Business Forum.

Segundo dados da consultoria, o  Brasil já possui mais de 100 milhões de dispositivos conectados, excluindo celulares e considerando apenas equipamentos para o segmento corporativo (como carros conectados, leitores de rede elétrica e aparelhos para gestão de frotas entre outros). Em 2023, esse número deve passar de 400 milhões.  Isso dá uma ideia de como este mercado ainda está crescendo e quanto ainda há por se fazer, e se expandir o uso pelos demais segmentos da economia.

A questão dos dispositivos  só corrobora com outra grande vertente: o volume de dados e latência exigidos por aplicativos de IoT. Muitas empresas entraram na discussão sobre a  adoção de Edge Computing, enquanto os padrões LoRa, Sigfox brigam com NB-IoT pela primazia no mercado, e  aguardam a chegada do 5G.

Neste contexto, Sérgio Souza, vice presidente sênior para a América Latina da Kore, mostrou que apesar da imensa promessa da IoT, as empresas precisam aprender a lidar com sua complexidade. "Para realizar isso  plenamente, as empresas devem fazer uma avaliação completa da capacidade de transformação da organização em torno da tecnologia e gerar uma estratégia de implantação", reforçou o executivo, falando das boas práticas do mercado.

Eduardo Iha, sales & business da WND Brasil/Sigfox Operator mostrou que o potencial de uso da IoT em diversos segmentos."Além de determinar as áreas prioritárias o Plano Nacional IoT, permite, uma oportunidade de focar e organizar os recursos.Vamos além, do ponto de vista de negócios – há uma perspectiva mais ampla –  nosso modelo permite que vários negócios iniciem pequenos, sem grandes investimentos e depois escalem tanto em acesso quanto em rentabilidade. Ao meu ver isso é a democratização do acesso a todo  tipo de negócios e segmento de empresas", enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.