Ripple desembarca no Brasil

0

A Ripple, empresa de soluções empresariais baseadas em blockchain para pagamentos entre países, chega oficialmente ao Brasil e participa como expositora do CIAB Febraban, de 11 a 13 de junho, onde irá apresentar a RippleNet, uma rede de remessas de valores que permite aos bancos e provedores de pagamento realizarem transações em todo o mundo.

A partir de um escritório em São Paulo, a empresa irá expandir sua atuação no país e em toda a América do Sul. O diretor geral Luiz Antonio Sacco, executivo com larga experiência em serviços financeiros, meios de pagamentos e tecnologia, é o responsável pela estratégia dos negócios e construção do ecossistema da Ripple na região.

A infraestrutura atual de pagamentos internacionais é fragmentada e pouco confiável, tornando essas transações lentas, ineficientes e caras. Os pagamentos levam entre 3 e 5 dias, em média, para serem concluídos, têm 6% de falhas e alto custo, em especial quando se trata de um grande volume de transações de pequeno valor.

Clientes da RippleNet no Brasil

"Em janeiro de 2019, a Ripple ultrapassou os 200 clientes na RippleNet. A companhia tem experimentado um alto crescimento na sua base de clientes em todos os mercados, e o lançamento no Brasil é uma resposta à alta demanda de toda a América do Sul. Estamos felizes em contar com o Luiz a bordo para acelerarmos a expansão de nossa presença no Brasil e na região e ajudar nossos clientes a resolver os desafios dos pagamentos entre fronteiras", diz Eric Van Miltenburg, vice-presidente sênior de Operações Globais.

A Ripple já possui mais de uma dúzia de bancos e corretoras como clientes no Brasil, entre eles:

*Santander Brasil: os clientes do banco têm acesso a transações mais rápidas, com pagamentos finalizados em segundos em vez da média de 3 a 5 dias.

*BeeTech Global: é uma provedora de serviços financeiros que confia em novas tecnologias, como a Ripple, para oferecer transações mais rápidas, confiáveis e acessíveis. Com a RippleNet, a empresa conseguiu derrubar suas taxas de US$20 para US$2 e processa transferências internacionais para mais de 150 mil clientes em todo o mundo.

*Banco Rendimento: banco pioneiro no Brasil em remessas internacionais.

"Estamos empolgados em expandir nosso ecossistema na região e trazer mais instituições financeiras conectadas à RippleNet, o que irá contribuir para a maior eficiência dos pagamentos globais e, principalmente, uma melhor experiência aos seus clientes", afirma Sacco. "O Brasil tem posição de destaque em inovação no setor de fintechs e a Ripple tem se diferenciado neste setor, pois disponibiliza soluções já comprovadas para resolver problemas reais, abrindo caminhos para o restante do continente sul-americano".

A Ripple conquista de 2 a 3 novos clientes por semana no mundo, e realizou, no primeiro trimestre de 2019, transações equivalentes a todo o ano de 2018. A empresa segue em processo forte de crescimento, assim como o time no Brasil e em países como Chile, Colômbia, Peru e Argentina.

University Blockchain Research Initiative

O investimento da Ripple no Brasil vai além de oferecer soluções para instituições financeiras. Consistente com sua missão de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento, a empresa lançou em 2018 o projeto University Blockchain Research Initiative (UBRI) para apoiar a pesquisa acadêmica e a inovação em blockchain, criptomoedas e pagamentos digitais.

A Ripple firmou convênios e parcerias com universidades brasileiras de ponta, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), trabalhando com mais de 15 projetos nas duas instituições para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento técnico em diversas disciplinas, como direito, economia, negócios e engenharia.

"Acreditamos que as instituições de ensino terão papel fundamental no avanço das aplicações em blockchain. A USP e a FGV são instituições de reconhecimento internacional que, além de estarem investindo em pesquisa de novos usos para o blockchain, estão capacitando seus alunos em novas tecnologias que significarão novas oportunidades de carreira", explica Sacco.

Outras instituições participantes da UBRI são University of Pennsylvania e Stanford, nos Estados Unidos, University College London (UCL), no Reino Unido, University of Waterloo, no Canadá, e a indiana IIT Bombay.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.