Justiça dos EUA condena Apple por formação de cartel no mercado de livros eletrônicos

0

A juíza federal dos Estados Unidos, Denise Cote, condenou a Apple por conspirar com as maiores editoras de livro do país para aumentar o preço dos e-books (livros eletrônicos) quando lançou o iPad em 2010. A empresa foi acusada pelo Departamento de Justiça americano (DOJ, na sigla em inglês) de comandar o esquema de cartel, depois que teve acesso a troca de e-mails entre Steve Jobs, CEO à época da fabricante do tablet, com executivos das editoras.

Durante o julgamento, que durou cerca de um mês, executivos e advogados da Apple argumentaram que a companhia estava simplesmente trabalhando com as editoras, que por sua vez estavam insatisfeitas com a precificação de livros feita pela Amazon. Contudo, segundo o blog de tecnologia All Things Digital, a juíza descartou a ideia de que a Apple atuou como fabricante passiva. "A Apple teve um papel central na facilitação e execução da conspiração", disse em sua decisão.

Agora, a companhia passará por um julgamento para definir danos, embora o executivo Tom Neumayr tenha afirmado que haverá apelação. "A Apple não conspirou para fixar preços de e-books e nós continuaremos a brigar contra essas acusações falsas", disse. "Quando nós introduzimos a iBookstore no mercado em 2010, demos aos consumidores mais escolhas, injetando quanta inovação e competição fosse necessária, quebrando o monopólio da Amazon na indústria de editoras. Não fizemos nada de errado e ainda vamos recorrer da decisão da juíza."

O procurador assistente geral do DOJ, Bill Baer, declarou que "o resultado é uma vitória para milhões de consumidores que escolheram ler livros eletrônicos. Empresas não podem ignorar leis antitruste quando acreditam que é seu interesse econômico pessoal em fazê-lo. Essa decisão do tribunal é um passo crítico em desfazer os danos causados pelas ações ilegais da Apple".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.