SP responde por 46% dos profissionais do setor de software no estado em 2012

0

Estudo realizado pela Fundação Seade, vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, identificou os principais polos e municípios paulistas nos setores de software e serviços de tecnologia da informação e telecomunicações, mostrando, sem surpresas, que São Paulo é o maior polo de tecnologia do estado. O município se destacou como principal polo no subgrupo de software, com 46% das pessoas ocupadas na atividade no ano retrasado. Das 25 empresas com mais de 500 pessoas ocupadas localizadas no Estado, 19 estavam na capital.

A pesquisa apurou que o segmento, formado por empresas de micro e pequeno portes, empregava 249 mil pessoas em 2012, distribuídas em 9,5 mil empresas no estado. No período, 15 municípios paulistas respondiam por 87% do pessoal ocupado e por 70% das empresas do setor de software e serviços de tecnologia da informação e telecomunicações no Estado.

Segundo a análise, entre 2008 e 2012, aumentou a concentração de algumas atividades especializadas na capital, de modo que dois segmentos apresentaram crescimento expressivo na participação do total dos empregos: desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, que aumentou de 46,6% para 62,1%, e consultoria em tecnologia da informação, com crescimento de 44,8% para 54,6%.

Outros municípios

O subgrupo de software também tem destaque em outros municípios paulistas. A análise dos empregos gerados no segmento de software entre 2008 e 2012 mostrou a consolidação da região metropolitana de Campinas como centro de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda e desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

As empresas de grande porte especializadas no desenvolvimento de programas de computador sob encomenda instaladas em Jaguariúna e Americana, somadas às de Campinas, formam o segundo maior contingente de pessoas ocupadas na atividade no estado.

Já São José dos Campos e Ribeirão Preto destacaram-se no período como potenciais polos de tecnologia da informação. Entre 2008 e 2012, a participação das atividades de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda em São José dos Campos aumentou de 7,8% para 17,2%, e o desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis cresceu de 4,4% para 10,0%. Em termos absolutos, esses empregos ampliaram-se de 145 para 804.

Em Ribeirão Preto, no mesmo período, a participação das atividades de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis cresceu de 15,3% para 35,4%, passando de 126 para 808 pessoas ocupadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.