TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Emprego na área de TI cresce 132% no Paraná

Postado em: 10/09/2018, às 22:49 por Redação

As taxas de geração de empregos no Paraná vêm crescendo no cenário geral, mas no setor de tecnologia da informação os dados são ainda mais significativos: enquanto a taxa de aumento na geração de empregos total foi de 34%, a de empregos na área de TI atingiu um crescimento de 132%. Ou seja, aproximadamente quatro vezes superior à média de todas as atividades da economia paranaense.

A análise faz parte do projeto Insights Report: Panorama do Setor de Tecnologia da Informação 2018, realizado pela Assespro-PR em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo deste mês apresenta indicadores de empregos na área de Tecnologia da Informação (TI), nos principais subsetores que contratam profissionais dessa área, durante o período de 2006-2016.

Entre os 21 subsetores de atividades econômicas listados pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), oito concentram 90% do emprego na área de TI. Durante o período analisado o emprego na área, o Brasil passou de 266 mil postos de trabalho para 505 mil. Já no Paraná, o emprego evoluiu de 13 mil postos para aproximadamente 30 mil. Números que colocam o Paraná com 6% do estoque de emprego na área de TI no país, quarto lugar entre as UFs na geração de empregos neste setor.

Os dados apresentados evidenciam o progresso do Paraná em relação ao crescimento do setor de TI, mas ainda há espaço para crescer. O professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, Victor Manoel Pelaez, propõe alternativas que podem expandir mais o setor de TI no Estado. "Como a área de TI perpassa todas as atividades econômicas, e o seu emprego gera possibilidades de inovações significativas, tanto de produtos quanto de processos produtivos, uma alternativa importante para maior expansão dessa área no Paraná é a identificação de atividades econômicas que possam ser revitalizadas ou criadas na perspectiva de garantir a sua competitividade, tanto em âmbito local quanto global".

Pelaez ressalta que essas atividades vão desde a produção agrícola e de alimentos industrializados até a manufatura avançada (Indústria 4.0) e a prestação de serviços digitalizada (Saúde 4.0) e que todas elas podem ter seu desempenho técnico e econômico alavancado justamente pela digitalização das suas atividades, ou seja, o emprego da TI.

De acordo com o diretor presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, tal crescimento do Paraná demonstra que o investimento em tecnologia vem impactando progressivamente na economia como um todo. Ele reforça que os profissionais interessados nessa área devem buscar certificações e cursos de profissionalizantes, pois a geração de emprego no setor de TI está diversificada e o profissional com certificação em TI não necessariamente trabalhará em uma empresa exclusivamente de tecnologia e Software, mas pode trabalhar nos outros subsetores que demandem mão de obra qualificada.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial