Faculdade cearense implanta soluções de segurança em sua rede

0

A Faculdade Integrada do Ceará (FIC) acaba de concluir a implementação de seu sistema de segurança de rede, que incluiu o antispam Barracuda Spam Firewall 300 (BSF 300) da Barracuda Networks, o filtro de conteúdo Web Security Suite 6.1 da Websense e o firewall-antivírus FortiGate 200A da Fortinet.

A implantação foi realizada Westcon Brasil, distribuidora de produtos e soluções de segurança e comunicação de rede, em parceria com a Morphus, integradora cearense especializada em projetos e serviços de segurança da informação. ?O convite para fazermos o projeto de implementação das soluções de segurança da FIC foi ocasionado pelos eventos que fazemos em Fortaleza juntamente com cada fabricante para apresentar nossas soluções e nossos serviços?, diz Rawlison Brito, diretor comercial da Morphus.

De acordo com o diretor de marketing da Westcon Brasil, Hélio Guimarães, o trabalho conjunto da empresa com a Morphus possibilitou a oferta ao cliente de soluções eficazes, cada uma endereçada a uma necessidade específica.

A primeira solução de segurança implementada pela Faculdade Integrada do Ceará foi o BSF 300 da Barracuda Networks. Segundo o gerente de tecnologia da informação da FIC, Andrey Halysson L. Barbosa, os primeiros testes começaram em setembro de 2005. Em fevereiro deste ano o Barracuda foi instalado para definição de parâmetros e 45 dias depois começou a funcionar efetivamente. ?Tínhamos um volume grande de spams em nossas caixas postais e diversas tentativas de utilização dos nossos servidores de e-mail por terceiros. Apesar de termos testado outras soluções, nos decidimos pelo Barracuda pela facilidade de gerenciamento, manutenção e desempenho. Já é notória a redução de spam e o conforto que isso traz aos usuários?, revela.

Os testes com o Web Security Suite 6.1 da Websense começaram em fevereiro de 2006, foram 45 dias apenas gerando relatórios e filtrando protocolos. No fim de março a FIC começou a utilizá-lo plenamente. ?Sempre tivemos a necessidade de controlar o conteúdo acessado por nossos funcionários e alunos bem como filtrar aplicações de usuário para usuário (P2P), entre outras. A solução da Websense oferece um gerenciamento fácil e flexível. Nós precisávamos de uma ferramenta que desse mais visibilidade ao tráfego indevido na internet. Ganhamos significativamente em visibilidade de acesso e controle, evitando que os alunos e funcionários entrem em sites improdutivos e inseguros?, explica Andrey.

A FIC acabou de fazer a implementação do firewall-antivírus FortiGate 200A da Fortinet para proteção de perímetro da rede. Ele detecta e elimina as ameaças mais perigosas de conteúdos de e-mails e tráfego web, como vírus, worms, invasões, conteúdo web impróprio, tudo sem degradar a performance da rede e a um custo inferior ao de um firewall tradicional. ?Tivemos a necessidade de implementar uma solução mais completa de firewall sem muitas dificuldades de manutenção?, finaliza Andrey.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.