SAN FRANCISCO (EUA) — Criar uma estratégia digital é um dos principais caminhos para gerar oportunidades de novos negócios às empresas. O desenvolvimento de um plano nesse sentido foi defendido pela Sotware AG, fabricante alemã de software para infraestrutura de negócios, durante o Innovation World 2013, evento realizado pela companhia nesta semana em San Francisco, na Califórnia. "Hoje, o crescimento e o valor das empresas são movidos por seu grau de digitalização. Empresas nascidas digitais têm taxas de crescimento até 1.000% maior que as companhias tradicionais", afirmou o CEO da Software AG, Karl-Heinz.
O principal passo para transformar uma empresa tradicional em digital, de acordo com a companhia, é reinventar o modelo de negócio, baseado em novos sistemas de TI, a partir da convergência entre cloud computing, mobilidade, colaboração social e big data. Mais do que totalmente automatizada, uma empresa digital é aquela que tem o foco na experiência do cliente, mudando seus padrões de interação com eles. "Antes, as empresas se preocupavam somente em focar na eficiência. Agora, a empresa digital procura novas formas de gerar receita", ressaltou Matt Durham, vice-presidente de estratégia de marketing da Software AG.
Portfólio
Dando continuidade à sua estratégia em auxiliar as empresas a se tornarem digitais, a Software AG aproveitou o evento para mostrar como pode ajudar as companhias a mapear, modelar e executar processos de negócio totalmente digitais, por meio de seu portfólio constituído por "sistemas de diferenciação", que oferecem mais agilidade e visibilidade por meio da gestão, integração, análise e automação dos processos de negócios.
Além do portfólio já consolidado no mercado, a companhia alemã anunciou o lançamento de dois serviços baseados na nuvem, integrados à sua plataforma em nuvem voltada para o desenvolvimento e entrega de aplicações como serviço (PaaS), a Software AG Live. Com o Process Live, solução baseada na tecnologia Aris (plataforma de análise de processos operacionais), as empresas conseguem integrar a colaboração social a processos de melhoria na gestão de negócios na nuvem. Já por meio do Portfolios Live, primeira oferta de nuvem pública para a gestão do portfólio de TI, os CIOs das organizações obtêm maior precisão na gestão de seus ativos e investimentos em TI, apoiando-os na tomada de decisão necessária para transformar uma empresa em uma organização digital.
Brasil e América Latina
No Brasil, os clientes da Software AG têm potencializado sua estratégia digital, principalmente com a plataforma Apama para processamento complexo de eventos (CEP, na sigla em inglês) e soluções movidas a CEP. A plataforma, adquirida da Progress Software pela fabricante alemã no fim de junho, está alinhada à estratégia da Software AG de expandir a linha de negócios para integração e processo de software (business process excellence). Com a solução, as empresas podem correlacionar e analisar atividades de negócios em múltiplos fluxos de dados em tempo real, tomando ações imediatas em resposta a eventos críticos, como no caso da detenção de fraudes.
Segundo o cofundador da Apama, John Batesa, a tecnologia é utilizada atualmente por 30 clientes no Brasil, principalmente do setor financeiro, além de telecomunicações, supply chains e varejo. "Estes segmentos conseguem, por meio da reação instantânea a dados complexos, obter retorno significativo em negócios como o gerenciamento da experiência dos clientes, o que possibilita o aumento nas vendas. O uso correto da informação traz benefícios tanto à empresa quanto aos clientes", afirmou.
Representando atualmente cerca de 7% da receita mundial da Software AG, o Brasil permanece como maior mercado da companhia na América Latina, seguido pelo México, Argentina, Venezuela e Chile. "Nosso desempenho na região como um todo tem sido excelente nos últimos quatro anos", avaliou o diretor de operações da Software AG para a América Latina, Ásia-Pacífico e Europa, Oriente Médio e África (Emea), Darren Roos. Ainda de acordo com o executivo, as oportunidades de investimento na região seguem promissoras em 2014, principalmente no Brasil, com a realização de importantes eventos tais como a Copa do Mundo, e as Olimpíadas em 2016. "O país vivenciará um ano de transformação e inovação que trará para a Software AG grandes oportunidades para estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes — governo, serviços financeiros e transportes — bem como conquistar novos parceiros", comemora.
*A jornalista viajou a San Francisco a convite da Software AG.