Algar Telecom inicia testes comerciais de rede 5G em MG

0

A Algar Telecom deu início à realização de testes comerciais com 5G em Uberlândia, Minas Gerais. Até 20 de outubro, a empresa do grupo Algar que atua no setor de telecomunicações e TI disponibilizará o óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one com jogos na nuvem, um smartphone Huawei Mate 20X 5G para testes de velocidade e outras demonstrações, além de um painel comparativo das tecnologias 4G e 5G. As experimentações abertas ao público estão sendo realizadas no Espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileusa.

Em agosto, após a obtenção da licença de permissão da Anatel para uso da faixa de 3,5 MHz em caráter de teste e pesquisa científica, a companhia realizou os primeiros testes com o 5G em laboratório – com a cooperação da multinacional Huawei e da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Neles, houve medição da taxa de dados alcançada, da latência da rede, do consumo de energia e outras variáveis em diversas situações de largura de banda e configuração de parâmetros de redes.

Na avaliação de velocidade de conexão, os testes com 5G atingiram 1.054 Mbps (acima de 1 Gbps) no downlink e 114 Mbps no uplink, número dez vezes maior do que o alcançado hoje no 4.5G, pouco superior a 100 Mbps. Em relação à latência, os testes do 5G chegaram a 6 ms. No 4.5G, em boas condições, a latência é de 15 ms.

Embora a Algar Telecom já tenha o serviço em caráter de testes, sua comercialização ainda dependerá do leilão das faixas de 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.