Vila Olímpia será primeiro bairro digital da cidade de São Paulo

0


O Governador João Doria acompanhou, nesta quarta-feira, 9, ao lado do CEO Global da Enel, Francesco Starace, o lançamento do Urban Futurability, projeto de transformação digital da rede elétrica do bairro Vila Olímpia, na capital, por meio de novas tecnologias e inteligência artificial. O governador também anunciou a participação da empresa do setor de energia no Citi (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação), que será implementado até 2020 pelo Governo de São Paulo, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP.
 
"A Enel vai investir na criação do primeiro bairro digital de São Paulo, a Vila Olímpia, que em breve não terá mais postes e fios, e será referência para a expansão e transformação digital do nosso Estado. A Enel também estará conosco no projeto Citi, o primeiro 'Vale do Silício' da América do Sul. Nos próximos dois anos, a empresa vai investir em projetos no campo de inovação e tecnologia com o objetivo de melhorar a qualidade de serviços oferecidos à população", declarou o Governador.
 
Nos próximos três anos, a concessionária vai criar uma réplica tridimensional da rede elétrica da Vila Olímpia e instalar 4,9 mil sensores que coletarão, remotamente e em tempo real, dados sobre condições da rede. Os sensores auxiliarão a distribuidora na operação e também no processo de localização de defeitos na rede. A tecnologia permitirá reconfiguração e isolamento do trecho afetado por um defeito de forma automática, reduzindo o número de clientes impactados.
 
Atualmente, a região da Vila Olímpia conta com 15,53 km de cabos subterrâneos e outros 4,86 km serão enterrados em 26 vias, o que resultará na retirada de aproximadamente 150 postes depois que as empresas de telecom que os compartilham também enterrarem seus cabos. Em um segundo momento, o projeto prevê a incorporação de soluções de mobilidade elétrica, mobiliário urbano conectado e iluminação inteligente.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.