CGI.br apresenta contribuição para regulamentação de neutralidade no Marco Civil

0

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresentou nesta terça, 10, sua contribuição para a regulamentação do Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), um passo adiante no processo de preparação do regulamento. O documento, divulgado durante o Fórum de Governança de Internet (IGF 2015) em João Pessoa e que foi encaminhado neste mesmo dia ao Ministério da Justiça e à Casa Civil para ajudar na preparação da minuta do decreto presidencial, não trata do conceito de zero-rating no tópico de neutralidade, mas estabelece exceções admitidas ao tratamento isonômico de pacotes e aborda a guarda de logs.

O princípio de neutralidade prevê a discriminação de pacotes como "medida excepcional" e ocasional "com base em justificativas razoáveis", como escassez momentânea de recursos da rede ou situações extraordinárias como tempestade solar ou rompimento de cabo submarino. Cita "requisitos técnicos indispensáveis à adequada prestação de serviços e aplicações" (como filtragem para mitigação de ataques de negação de serviço; bloqueio da porta 25 para ações antispam; e controle parental) e a priorização de serviços de emergência. O "gerenciamento rotineiro" do tráfego é admitido em conformidade com padrões técnicos.

O próprio documento destaca que as contribuições "não tratam de questões relacionadas a modelo de negócios". Ou seja: a discussão do zero-rating ficará para um outro momento. É significativo, contudo, que a operadora Claro tenha lançado nesta terça-feira um pacote de zero-rating com acesso ao Facebook, WhatsApp e Twitter inclusive após o fim da franquia de dados do usuário. O tema foi um dos mais abordados no primeiro dia oficial do IGF 2015.

Interessante notar também que o documento reitera a separação entre Internet dos serviços de telecomunicações. "As redes de telecomunicações existentes em cada país servem como alternativas de suporte para o funcionamento da 'rede de redes' que é a Internet. Apesar de estarem intimamente relacionadas, Internet e telecomunicações são atividades distintas", diz o documento.

Guarda de dados

No item de guarda de dados, o CGI.br sugere que o acesso aos dados cadastrais possa ser feito independente de ordem judicial por autoridades somente em hipóteses determinadas por Lei, como as Leis das Organizações Criminosas e de Lavagem de Dinheiro. Diz ainda que usuário final deve ter acesso à informação sobre início e término da guarda dos registros, além de mecanismo para formalizar solicitações. No caso de ordem judicial para a guarda por tempo além do estabelecido pelo Marco Civil, deverá observar em cada caso o tempo remanescente do prazo prescricional pertinente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.