Anatel e TRF4 assinam acordo que amplia uso do Sistema Eletrônico de Informações

0

Na última sexta-feira (8/3), o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, assinaram Termo de Cooperação Técnica para a cessão, pelo TRF4, do direito de uso do SEI Julgar, módulo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O presidente da Anatel classificou o momento como emblemático. "A inovação está presente cada vez mais nas diferentes atividades do Estado e, nesse meio inovador, tenho certeza que o SEI se transformou em muito mais do que um sistema, virou um ecossistema que permite que diferentes agentes trabalhem na plataforma e agreguem valor", destacou.

O SEI, criado pelo TRF4, é utilizado pela Anatel desde 2015 e vem produzindo mais economia, racionalização de procedimentos, aumento no desempenho das atividades dos servidores, transparência e inovação. A plataforma viabilizou o abandono completo do uso de papel para a realização de atos administrativos.

Além de empregar o SEI nas suas atividades, a Anatel participa ativamente do desenvolvimento de novos módulos para a plataforma e é uma referência na administração pública. A funcionalidade de Peticionamento e Intimação Eletrônicos, criada pela Agência, é utilizada por mais de 20 instituições. O módulo permite aos usuários externos do SEI realizarem diversos tipos de peticionamento e, ao órgão, a expedição de intimação, integralmente em meio eletrônico.

Outro módulo desenvolvido pela Anatel é o de Controle de Desempenho, que auxiliará no acompanhamento e avaliação do Teletrabalho, permitindo melhor controle sobre a distribuição dos processos e a fila de atividades dos servidores trabalhando remotamente. Também estão em desenvolvimento pela Anatel os módulos de Controle Litigioso, Relacionamento Institucional e Correios.

Atualmente, o SEI da Anatel possui cerca de:

•             560 mil processos;

•             3,7 milhões de documentos;

•             64 mil documentos publicados no Boletim de Serviço Eletrônico;

•             9.600 Usuários Externos;

•             55 mil Peticionamentos Eletrônicos realizados, envolvendo mais de 156 mil documentos; e

•             25 mil Intimações Eletrônicas expedidas.

SEI Julgar

O SEI Julgar é responsável por otimizar toda a parte de julgamento administrativo em colegiado dos processos em tramitação no SEI. Ele automatiza todas as etapas do julgamento, reduzindo o tempo de processamento até a sua conclusão, envolvendo o controle de distribuição, pautas, gerenciamento de sessões de julgamento, controle de votação e elaboração de certidões e atas de julgamento, automatizando grande parte das tramitações processuais que ocorrem a partir da chegada do processo ao Colegiado.

Além da Anatel, o Ministério da Economia e o CADE também formalizaram com o TRF4 a cessão do SEI Julgar, sendo os primeiros órgãos a receberem o referido módulo no âmbito do Poder Executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.