Brasil sobe cinco posições em ranking de TI, mas está ainda bem atrás de economias mais pobres

0

O Brasil subiu cinco posições do relatório global de tecnologia da informação divulgado nesta quinta-feira, 11, pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). O país passou da 65ª colocação em 2012 para a 60ª posição na nova edição do estudo. A Finlândia assumiu a liderança do ranking e desbancou a Suécia, que caiu para a terceira posição. Cingapura se manteve na segunda, enquanto Holanda e Noruega subiram uma posição e completam a relação dos cinco primeiros mercados na pesquisa.

Apesar do avanço, o Brasil ainda está bem atrás do país latino-americano mais bem colocado — o Chile, que ficou na 34º colocação, depois de subir cinco posições. Para se ter uma ideia, a gestão da TI no Brasil está atrás de economias como Cazaquistão (43º), Jordânia (47º), Panamá (46º) e Costa Rica (52º).

Entre os BRICs, grupo de economias emergentes que engloba Brasil, Rússia, Índia e China, o destaque negativo ficou com a China. O país asiático despencou sete posições e passou para 58º lugar no ranking. Conforme o relatório do WEF, o rápido crescimento econômico dos últimos anos nesses países poderá ser ameaçado caso não forem feitos os investimentos em infraestrutura, competências humanas e inovação em TI.

"Não obstante as preocupações iniciais de que a tecnologia da informação iria acelerar a mobilização de recursos para os países em desenvolvimento, os benefícios da TI são agora amplamente reconhecidos como uma forma importante de as empresas e as economias otimizarem a produtividade, libertarem recursos e impulsionarem a inovação e a criação de emprego", afirma o economista coeditor do relatório, Beñat Bilbao-Osorio.

Ainda conforme o estudo, a digitalização criou 6 milhões de empregos e acrescentou US$ 193 bilhões à economia global em 2011. O impacto desses números, entretanto, não é uniforme nos setores e economia — eles criam e destroem empregos. Isso porque existe uma diferenciação na maneira como os países controlam a TI para obter competitividade. "Este relatório mostra que as economias que não conseguem implementar estratégias de banda larga nacionais abrangentes arriscam-se a perder terreno na competitividade global e poderão ficar para trás na obtenção de benefícios sociais decorrentes da TI", resume o vice-presidente para a Política de Tecnologia Global da Cisco, Robert Pepper, apoiador do trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.