Resultado trimestral preliminar da SAP mostra forte desaceleração nas vendas, puxada por Brasil e EUA

0

Apesar da advertência feita na sexta-feira, 8, de que os resultados do primeiro trimestre da SAP serão mais fracos do que o esperado, o CEO da multinacional alemã, Bill McDermott, salientou que tem "clara confiança" que empresa vai atingir as suas metas para o ano. O executivo atribuiu a projeção à desaceleração nas vendas de licenças de software para clientes corporativos, particularmente no Brasil e nos Estados Unidos.

Dados preliminares da empresa apontam que as receitas com licenças de software caíram 13%, apesar de o negócio de software na nuvem ter crescido 33%. De todo modo, as ofertas de nuvem ainda respondem por uma parcela pequena da receita total da companhia. McDermott ressalta, porém, que os clientes SAP estão cada vez mais migrando para o modelo de software fornecido através da internet. "A América foi um pouco mais irregular em termos de assinatura dos contratos", disse o CEO a repórteres durante uma teleconferência, salientando que a receita nos EUA de seu clássico modelo on premises [venda de licenças de software] cresceu mais lentamente do que o esperado.

O lucro operacional da SAP no primeiro trimestre, excluindo itens especiais, aumentou 5%, para 1,1 bilhão de euros (o correspondente a US$ 1,25 bilhão). Analistas de mercado haviam estimado um lucro operacional no período, excluindo itens especiais, de 1,15 bilhão de euros. A empresa também reportou receita de 4,73 bilhões de euros, menor que a previsão média de 4,83 bilhões de euros feita por várias consultorias.

McDermott disse que tem "perfeita e clara confiança" que a SAP pode atingir a meta de lucro para o ano que havia estabelecida em janeiro. Ele disse que alguns acordos de licenciamento de software que a empresa esperava fechar no último trimestre de 2015 não se confirmaram. A instabilidade política e macroeconômica em curso na América Latina, particularmente no Brasil, afetou os resultados do primeiro trimestre. Além disso, a América do Norte, que saiu de um quarto trimestre muito forte, teve um início de exercício mais lento, disse a SAP em um comunicado.

O resultado consolidado da SAP deve ser publicado no dia 20 deste mês. O primeiro trimestre é historicamente o período mais fraco do ano, já que vem depois do resultado de final do ano anterior, normalmente, o seu mais forte período sazonal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.