Ex-CEO diz que Google foi levado a acreditar que APIs do Java não precisavam de licença

0

O ex-presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, que testemunhou na terça-feira, 10, no tribunal do júri que julga o processo movido pela Oracle contra o Google, no qual a empresa reivindica o pagamento de US $ 9,3 bilhões do gigante das buscas por, segundo ela, ter usado ilegalmente partes de sua linguagem de programação Java para desenvolver o sistema operacional para dispositivos móveis Android, disse não lembrar se funcionários de sua empresa haviam informado a ele em 2005 que a companhia teria de pagar à Sun Microsystems para utilizar a linguagem de programação Java.

Schmidt, que foi presidente-executivo do Google por dez anos antes de assumir o cargo de presidente do conselho de administração da Alphabet no ano passado, antes de se juntar à empresa, foi vice-presidente de tecnologia da Sun Microsystems, que desenvolveu o Java na década de 1990. Ele disse aos jurados não se recordar se a questão [do pgamento da licença] teria sido levantada durante as negociações entre os executivos da Sun e do Google.

O executivo falou longamente sobre seu trabalho de 14 anos na Sun e sobre o desenvolvimento do Java, bem como sobre seu envolvimento nas negociações de licenciamento da linguagem de programação e que acabaram culminando no processo por violação de direitos autorais movida naquele ano pela fabricante de banco de dados. Schmidt usou o argumento de que a Oracle [anteriormente Sun] teria levado o Google a acreditar que o uso das APIs (as interfaces de programação de aplicativos) não exigiria uma licença, até porque isso não era a prática da Sun.

Schmidt também sustentou perante os jurados que o Google não precisava licenciar as APIs do Java para construir o Android, já que elas são "atalhos" que permitem aos desenvolvedores criar programas para trabalhar em todas as plataformas de software, e que "a familiaridade com as APIs Java incentivou os programadores a criarem aplicativos para o Android".

O julgamento, que deve durar pelo menos oito semanas, foi dividido em três etapas — responsabilidade por copyright, alegações de infração de patentes e danos — e o júri tomará sua decisão baseando-se apenas em responsabilidade por copyright antes de ouvir evidências relativas à violação de patentes. O caso, que já vem sendo considerado o maior tribunal de júri da história dos EUA, poderá mudar profundamente a forma como o software é protegido e licenciado, caso a vitória seja dada para a Oracle. Com agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.